Topo

Nova tentativa. Aos 27 anos Kerlon Foquinha chega ao 10º clube na carreira

Kerlon, em jogo da seleção brasileira sub-17, em 2005 - Fernando Llano/AP
Kerlon, em jogo da seleção brasileira sub-17, em 2005 Imagem: Fernando Llano/AP

Do UOL, em Belo Horizonte

06/01/2016 13h37

Depois de dois anos e meio afastado do futebol brasileiro o meia Kerlon vai disputar o Campeonato Mineiro de 2016. Conhecido como Foquinha, por um drible que inventou e fez sucesso a partir do Sul-Americano sub-17 de 2005, o jogador de 27 anos assinou contrato com o Villa Nova, equipe da região metropolitana de Belo Horizonte.

Revelado pelo Cruzeiro e com passagens por dois grandes clubes europeus, a Internazionale-ITA e o Ajax-HOL, Kerlon está no 10º clube de sua carreira, que jamais decolou. Campeão, artilheiro e eleito melhor jogador do Sul-Americano sub-17, o jogador retornou ao Cruzeiro com status de grande promessa do futebol nacional.

Tanto que aos 17 anos ele já recebeu a primeira chance na equipe profissional do Cruzeiro. Mas uma série de lesões fizeram o meia pouco jogar nos primeiros três anos de profissional. Foram somente 44 partidas pelo clube celeste, com um gol anotado. Negociado com o Chievo da Itália, Kerlon ainda passou pela Inter de Milão e pelo Ajax, antes de retornar ao Brasil.

Paraná Clube, Nacional-MG, Fujieda MYFC (Japão), Miami Dade (Estados Unidos), Sliema Wanderers (Malta) são as outras equipes defendias por Kerlon.

A última boa campanha do Villa Nova no Campeonato Mineiro foi em 2013, quando chegou à semifinal e caiu para o Cruzeiro. Nas duas últimas edições a equipe de Nova Lima terminou na 6ª colocação. Para voltar a figurar entre os semifinalistas do Estadual, o Villa aposta em nomes conhecidos no cenário nacional. Além de Kerlon, a equipe mineira já acertou com o volante Léo Gago, (ex-Grêmio e Coritiba) e com os atacantes Soares (ex-Cruzeiro e Fluminense) e Fábio Júnior (ex-Cruzeiro, Roma, Palmeiras e Atlético-MG).

O Villa Nova vai ser comandado por Wilson Gottardo. Embora ainda não tenha se firmado na função, Gottardo teve uma grande carreira como zagueiro, com passagens vitoriosas por Botafogo e Cruzeiro.