Topo

Presidente da Concacaf aceita ser extraditado para Estados Unidos

Alfredo Hawit foi preso em dezembro, acusado de receber propina em negociações de TV - AFP / ORLANDO SIERRA
Alfredo Hawit foi preso em dezembro, acusado de receber propina em negociações de TV Imagem: AFP / ORLANDO SIERRA

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 13h25

Alfredo Hawit aceitou ser extraditado para os Estados Unidos. O hondurenho é vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf (responsável pelo futebol nas Américas do Norte e Central e no Caribe) e estava preso na Suíça.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelas autoridades suíças. Segundo comunicado oficial, a Secretaria Federal de Justiça autorizou a extradição “por meio de um procedimento simplificado”.

"Em seu primeiro depoimento à polícia em Zurique, Hawit havia se posicionado contrário a uma extradição aos EUA; por isso, a Secretaria Oficial de Justiça havia pedido aos EUA que apresentasse uma solicitação formal de extradição. Hoje, em interrogatório, (Hawit) declarou estar de acordo com sua extradição aos EUA. Desta forma, a Secretaria Federal de Justiça pôde autorizar de imediato sua extradição por meio de um procedimento simplificado", diz o comunicado da entidade suíça.

"Segundo a legislação suíça relativa à assistência judicial em matéria penal, o dirigente esportivo deverá ser entregue no prazo de até dez dias a uma escolta policial norte-americana para ser levado aos EUA. Por razões de segurança e de proteção da intimidade, não derão divulgados detalhes a respeito do momento da entrega", acrescenta a nota.

Hawit foi preso em Zurique no dia 3 de dezembro, mediante pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que solicitavam sua extradição. O hondurenho é acusado de aceitar propina de empresas de marketing esportivo em negociações de direito de transmissão de torneios na América Latina.

Curiosamente, Hawit assumiu a presidência da Concacaf após a prisão de Jeffrey Webb, então mandatário da entidade, igualmente acusado de envolvimento em casos de corrupção.