Topo

Atlético-MG tem disputa quente para definir vagas de lista da Libertadores

Com elenco grande, Diego Aguirre vai ter de fazer cortes para escolher inscritos na Libertadores - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Com elenco grande, Diego Aguirre vai ter de fazer cortes para escolher inscritos na Libertadores Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/01/2016 06h00

A estreia do Atlético-MG na Copa Libertadores está marcada para 17 de fevereiro, contra o Melgar, do Peru. O técnico Diego Aguirre tem até dois dias antes da primeira partida para comunicar à Conmebol os 30 jogadores alvinegros que vão ser inscritos na fase de grupo.

Dos inscritos em 2015, 20 terminaram a temporada no clube e, teoricamente, estão mais perto de disputar o torneio continental mais uma vez. Alguns casos são emblemáticos, como o do atacante André. O jogador disputou o torneio pelo Atlético no ano passado, mas deixou o clube no segundo semestre e pode não ficar em 2016.

Outro caso curioso é o de Lucas Cândido. Inscrito com a camisa 14 para a fase de grupos, o jogador chegou a ser titular na segunda rodada, contra o Atlas-MEX, mas uma lesão no joelho direito o tirou da disputa. Com o Atlético classificado às oitavas de final, Lucas deu lugar a Giovanni Augusto na lista de inscritos.

Portanto, impressionar Aguirre no primeiro mês de trabalho é uma das metas do volante revelado pelo clube e lançado por Cuca. Mais do que ser inscrito na Libertadores mais uma vez, lembrando que ele fazia parte do grupo campeão em 2013, Lucas Cândido fala em ser titular do Atlético nesta temporada.

“Espero jogar. O grupo está cheio e todos esperam jogar, todo mundo aqui tem possibilidade de ser titular. Estamos esperando um trabalho diferente do técnico Aguirre, com possibilidade de desenvolvimento do atleta. Tem muitos campeonatos e eu espero jogar. É o fundamental para o jogador, que é jogar sempre”, disse o jogador de 22 anos, que disputa vaga na equipe com Rafael Carioca, Leandro Donizete, Eduardo e o recém-promovido Yago.

"Todos os volantes que tem aqui no Atlético sabem jogar. Qualquer um que ele colocar para jogar vai saber o momento de chegar na frente, o momento de cadenciar o jogo. Então ele tem uma variedade grande de volante".

No primeiro dia de treinos o Atlético apresentou três reforços e o clube ainda busca mais gente. Um volante e mais dois jogadores de frente podem chegar na Cidade do Galo nos próximos dias. Além dos jogadores da equipe sub-20, que disputa a Copa São Paulo da categoria. O que aumenta o elenco e qualifica a disputa por posições. Para o capitão Leonardo Silva essa é uma vantagem que o clube pode ter durante a temporada.

"O Atlético se fortalece em todos os setores e esperamos ter todos os atletas em boas condições. Para ser o melhor elenco do Brasil, temos que trabalhar muito. Temos de fazer que todos sejam melhor aproveitados da melhor forma".

Confira os jogadores que fazem pré-temporada na Cidade do Galo:

Goleiros: Victor, Giovanni e Uilson
Laterais: Marcos Rocha, Patric, Carlos César, Douglas Santos e Mansur
Zagueiros: Leonardo Silva, Jemerson, Edcarlos, Tiago, Jesiel, Erazo e Gabriel
Volantes: Rafael Carioca, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Eduardo e Yago
Meias: Dátolo, Giovanni Augusto, Dodô, Cazares e Hyuri
Atacantes: Lucas Pratto, Luan, Thiago Ribeiro, Henrique, André e Carlos

*Em negrito os jogadores que disputaram inscritos pelo Atlético nas oitavas de final da Libertadores de 2015 e que foram vice-campeões do Brasileirão