Topo

Maioria dos times vai com força máxima na Primeira Liga. Há duas exceções

Fluminense x Atlético-PR é um dos jogos da 1ª rodada da Primeira Liga - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fluminense x Atlético-PR é um dos jogos da 1ª rodada da Primeira Liga Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP) *

07/01/2016 16h29

Com 12 equipes, início previsto para 27 de janeiro e final marcada para 31 de março, a Liga Sul-Minas-Rio, ou Primeira Liga, já começa a entrar na pauta dos times que, aos poucos, começam a voltar de férias e iniciar a pré-temporada. E a grande maioria coloca o novo torneio como prioridade.

Flamengo, América-MG, Grêmio, Avaí, Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR e Criciúma já adiantaram que entrarão com o time titular. Apenas Internacional, que deve usar os reservas para priorizar o Campeonato Gaúcho, e Atlético-MG, que utilizará o sub-23 para focar na disputa da Copa Libertadores, não jogarão a Primeira Liga com o que têm de melhor no elenco.

"Vamos com o sub-23 na Primeira Liga. Temos vários jogadores, que vão subir da base ou que estão retornando. E é importante para ter uma sequência de jogos. Já conversei bastante com o Aguirre [Diego, técnico], temos a condição de jogar com o time júnior ou o time B", esclareceu Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG, em entrevista ao UOL Esporte.

Já Gilvan Tavares, presidente do Cruzeiro, pensa totalmente diferente. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o mandatário celeste disse que o time tratará a Primeira Liga como prioridade, assim como faz com todos os campeonatos. E falou até em respeito aos torcedores.

“Sou daqueles que pensam completamente diferente dos outros presidentes. O Cruzeiro sempre vai disputar qualquer torneio com o time principal e com a intenção de ganhar a competição. Não vamos brincar de fazer futebol profissional. Isso é coisa séria”, afirmou.

“Se um time estiver disputando duas competições ao mesmo tempo, ele pode priorizar essa ou aquela competição naquela partida. Mas, durante os torneios em que os clubes estiverem participando, eles têm que colocar o time principal até por respeito à torcida”, acrescentou.

Assim como acontece com os dois principais rivais de Minas Gerais, na dupla Gre-Nal o pensamento também é oposto entre os adversários. O Inter focará suas atenções no Campeonato Gaúcho. Já o Grêmio dará prioridade a Libertadores, mas pretende ir com o time principal também na Primeira Liga. O Estadual fica como terceira força na hierarquia tricolor.

No Rio existe uma diferença mais sutil de pensamento do que em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Flamengo, por exemplo, a prioridade total será a Primeira Liga, enquanto os reservas e os jogadores das categorias de base representarão a equipe rubro-negra no Campeonato Carioca. Já o Fluminense pretende usar o time principal tanto no novo torneio como no Estadual.

“Estreia na Liga com o time principal e também joga o Carioca com time principal. O Fluminense vai jogar as duas competições com seriedade. Bom termos duas competições desse nível para nos prepararmos para o Brasileiro, nosso principal objetivo”, disse o presidente do clube carioca, Peter Siemsen, à Rádio Globo.

Já o Coritiba até irá a campo com força máxima, mas promete dar atenção especial à questão física. De acordo com o clube alviverde, o técnico Gilson Kleina escalará os melhores jogadores, mas desde que eles estejam em condições de suportar o jogo sem riscos de lesão. “Os que estiverem em condições físicas, cardiológicas e fisiológicas irão sair na frente", afirmou Robson Gomes, preparador físico do Coritiba, em entrevista ao UOL Esporte.

O Figueirense, por sua vez, ainda aguarda o resultado dos exames físicos de início de temporada para definir melhor o planejamento para os campeonatos do primeiro semestre.

Veja os grupos da Primeira Liga e os jogos da 1ª rodada:

Grupos:

- Flamengo, Atlético-MG, América-MG, Figueirense
- Grêmio, Internacional, Coritiba, Avaí
- Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR, Criciúma

1ª Rodada

27/01, quarta-feira

Atlético-MG x Flamengo
Criciúma x Cruzeiro
Fluminense x Atlético-PR

28/01, quinta-feira

América-MG x Figueirense
Avaí x Grêmio
Internacional x Coritiba

* Colaboraram Bruno Braz, Enrico Bruno, Marinho Saldanha, Victor Martins e Vinícius Castro