Topo

Valcke vai a julgamento e pode pegar 9 anos de suspensão

PAULO WHITAKER/Reuters
Imagem: PAULO WHITAKER/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/01/2016 07h15

Jérôme Valcke recebeu mais uma má notícia. O Comitê de Ética anunciou hoje que vai julgar o dirigente baseado no relatório final produzido pela câmara de investigações.

Segundo comunicado da Fifa, a câmara avaliou o relatório com cuidado e optou por dar seguimento à investigação. Devido ao direito de privacidade e a presunção de inocência até que se prove que Valcke é culpado, não foram divulgados mais detalhes sobre o documento.
 
O secretário-geral da Fifa será convidado a se defender e enviar documentação que prove sua inocência. Ele deve ser convocado para depor, mas a data ainda não foi divulgada.
 
Valcke estava preventivamente suspenso desde 7 de outubro. A sanção se encerrava na última terça, mas sua prorrogração foi pedida por Cornel Borbély e Hant-Joachim Eckert, que encabeçam a câmara de investigações do Comitê de Ética.
 
Investigado pelo Comitê de Ética da Fifa, Valcke pode ser banido do futebol por até nove anos. Além disso, está sujeito a uma multa de até 100 mil francos suíços (cerca de R$ 400 mil).