Topo

Depois de quase se aposentar, Eder Luis renova com o Vasco por dois anos

Empresário Márcio Bittencourt ao lado de Eder Luis na assinatura de contrato  - Divulgação / Instagram
Empresário Márcio Bittencourt ao lado de Eder Luis na assinatura de contrato Imagem: Divulgação / Instagram

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/01/2016 15h01

O atacante Eder Luis renovou por dois anos seu contrato com o Vasco na manhã desta sexta-feira. Antes do retorno ao clube em 2015, o jogador de 30 anos cogitou se aposentar precocemente após sofrer uma grave lesão no joelho direito que apresentou complicações e o deixou de fora dos gramados por mais de um ano.

Seu drama começou em 2014, nos Emirados Árabes, quando defendia o Al-Nasr por empréstimo. Com um problema crônico no joelho desde o início da carreira, resolveu optar por um método pouco tradicional para se livrar da questão. Motivado por um lateral direito da sua equipe, foi à Itália, em março de 2014, enxertar um menisco de cadáver no local.

O que parecia ser o fim de seus tormentos, acabou se tornando um pesadelo ainda pior. Sem conseguir dobrar a perna de maneira completa, retornou ao país europeu novamente para ser examinado e os médicos optaram por um procedimento ousado: aplicaram uma anestesia e forçaram a dobra de seu joelho. Após um forte estalo, tudo parecia ter ficado bem. Porém, com o término do efeito do medicamento, a dor voltou ainda pior e, posteriormente, foi constatado que o menisco havia sido solto.

Desesperado, retornou ao Brasil e ficou sob os cuidados do fisioterapeuta Marcelo Moutinho, mais conhecido como Rato, que era muito utilizado por Romário nos tempos de jogador. O profissional o indicou a um cirurgião especialista em joelho e o mesmo retirou o menisco. De lá para cá, o atacante demonstrou evolução e no segundo semestre do ano passando retornou aos gramados pelo Vasco no Campeonato Brasileiro atuando em cinco jogos.

Pegando a pré-temporada desde o início, Eder Luis espera retomar o auge de sua forma física e técnica, que já o fizeram se tornar heroi do Vasco com o gol do título da Copa do Brasil de 2011.