Topo

Fã de sertanejo e pão de queijo, chileno promete raça pelo São Paulo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 12h25

Eugenio Mena, 27, foi apresentado nesta sexta-feira (8) como primeiro reforço do São Paulo para 2016. Contratado por empréstimo de um ano em negociação com o Cruzeiro, o chileno foi muito elogiado pelo diretor de futebol são-paulino Gustavo Vieira de Oliveira em sua apresentação, no CT da Barra Funda e prometeu comprometimento total com o clube, qualidade que a diretoria viu faltar no elenco em 2015.

"Eu gosto de disputar cada bola, de lutar a todo momento, de atacar e defender bem. De ajudar sempre o time, meus companheiros que estão mais perto. A gente vai querer entregar tudo dentro de campo", disse Mena, ao se descrever como jogador. "A verdade é que meu empresário falou de São Paulo e falei para ele já fechar. Não sei se ele tinha outras propostas. Aceitei de forma imediata, fiquei muito feliz", completou. Antes, Gustavo Vieira de Oliveira elogiou:

"Jogador que nós acreditamos muito, tem o sangue sulamericano, acostumado com competições sulamericanas, Copa do Mundo e Copa América, experiência que nos ajuda, especialmente tendo competições continentais nesse ano. do ponto e vista técnico, muito combativo, acostumado a jogar em equipes organizadas e com a exigência de organização que nós desejamos", falou o diretor.

Compreendendo perfeitamente as perguntas em português, Mena explicou porque gosta de viver no Brasil - chegou ao Santos em 2013 e passou os últimos dois anos no Cruzeiro. Destacou a música e a gastronomia.

"Curto muito a música, tem música boa, tem muita variação de canção. Sertanejo (risos). E a comida é espetacular, feijão, que não tem... à milanesa, pão de queijo, muito bom! (risos)", falou.

O lateral que é presença constante na seleção chilena comandada por Jorge Sampaoli disse que a chegada do técnico argentino Edgardo Bauza ao São Paulo irá ajudar sua adaptação. "A chegada de Bauza ajuda muito, pra se acostumar melhor. É muito mais fácil, chegar ao São Paulo é um desafio muito grande. Vai ser um grande desafio para mim, para me entrosar no time e fazer as coisas bem aqui", disse. "Tem muitos jogadores bons aqui, tem jogadores de muita qualidade. Se a gente quiser brigar por mais, vai ter que treinar muito pra se entrosar. Vai ser importante ter todos os jogadores à disposição e muito bom rendimento, porque o time vai precisar", falou.

Mena também elogiou a chegada do zagueiro uruguaio Diego Lugano, que aguarda detalhes contratuais para viajar ao Brasil e assinar com o São Paulo: "Jogador muito experiente, tem Copas do Mundo, tem jogado em times importantes e dará um aporte muito grande ao time. Pra mim é um jogador muito importante. Se chegar aqui vai ser muito importante dentro do time", falou.