Topo

Lugano não obtém documentos e atrasa viagem ao Brasil

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 12h53Atualizada em 09/01/2016 11h57

Diego Lugano não conseguiu reunir nesta sexta-feira (8) a documentação necessária para definir sua rescisão com o Cerro Porteño e regularizar sua permissão de trabalho no Brasil, e teve de adiar a viagem para São Paulo. O zagueiro uruguaio de 35 anos era esperado pelo São Paulo para a noite desta sexta-feira, já tinha voo reservado, mas não conseguirá sair de Montevidéu. A informação foi confirmada pelo clube ao UOL Esporte

A rescisão de Lugano com o Cerro Porteño foi encaminhada em reunião do jogador com a diretoria do clube, no Paraguai, na última quarta-feira, quando ele se despediu do clube e foi liberado para viajar para Montevidéu. Faltam ainda detalhes a serem acertados, que travam a viagem do zagueiro ao Brasil – ele só poderá assinar com o São Paulo quando se desvincular por completo do clube paraguaio.

Segundo o São Paulo, ainda não há data definida para a chegada de Lugano ao Brasil e reforçam que o uruguaio só poderá viajar quando tiver em mãos toda a documentação. Membros da diretoria que tiveram contato com o jogador nesta sexta-feira afirmam que ele se mostrou triste pelo atraso, pois queria começar a treinar o quanto antes para se colocar nas mesmas condições dos jogadores do elenco, que iniciaram a pré-temporada na última quarta-feira. 

O São Paulo e o estafe de Lugano se baseiam em interpretação do contrato do jogador com o Cerro Porteño para tentar tirá-lo de graça, sem que o clube paraguaio tenha que receber indenização financeira. As partes entendem que o contrato tem cláusula que permite que Lugano deixe o clube mediante uma proposta salarial superior à que recebia, de 70 mil dólares (R$ 280 mil). O São Paulo exerceu a cláusula, mas o Cerro não entende da mesma forma.

Nesse momento, o Cerro Porteño negocia para ser compensado pela saída de Lugano e, agora, caberá ao São Paulo e ao jogador conseguirem a liberação definitiva para viabilizar a transferência.