Topo

Comitê de Ética da Fifa envia parecer a Blatter e Platini

AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI
Imagem: AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI

Do UOL, em São Paulo

09/01/2016 07h24

Joseph Blatter e Michel Platini receberam neste sábado um documento do Comitê de Ética da Fifa com um parecer sobre a decisão da entidade de banir os dirigentes por oito anos das atividades relacionadas ao futebol.

Com as informações em mãos, os advogados do ex-presidente da Fifa e do ex-mandatário da Uefa podem entrar com pedido de apelação na entidade. 
 
Em dezembro, Platini chegou a entrar com recurso contra a decisão, mas o pedido foi negado. 
 
“O comitê de ética comprovou seu compromisso de fornecer as informações sobre as decisões a respeito do sr. Blatter e do sr. Platini até a primeira metade de janeiro de 2016 assim como já os havia informado”, diz o documento divulgado pela Fifa.
 
Os dois dirigentes foram punidos após pagamento autorizado por Blatter para Platini no valor de R$ 8 milhões por trabalho no fim de 1999 e no início dos anos 2000, mas com o pagamento confirmado apenas em 2011.
 
Blatter quer reverter sua punição antes de 26 de fevereiro, quando a Fifa realiza sua nova eleição presidencial. Apesar de também confiar na absolvição, Platini recentemente anunciou que desistiu da candidatura à presidência da entidade.