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Camisa 12 dos reforços do Fla segue aposentada. Entenda a ação de marketing

O zagueiro Juan é apresentado e exibe a camisa 12 ao lado do diretor Rodrigo Caetano - Gilvan de Souza/ Flamengo
O zagueiro Juan é apresentado e exibe a camisa 12 ao lado do diretor Rodrigo Caetano Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/01/2016 06h00

O Flamengo aposentou em 2007 a camisa de número 12. A iniciativa para homenagear a torcida foi exaltada nas arquibancadas e marcada por enormes bandeiras Brasil afora. Nos últimos dias, o número apareceu entre os reforços rubro-negros em uma ação coordenada pelo departamento de marketing.

A camisa 12 não voltará a ser utilizada, mas já funciona como uma espécie de “carimbo” logo na chegada ao Rubro-negro. Foi assim no desembarque do meia Mancuello no Rio de Janeiro e nas apresentações do zagueiro Juan, do goleiro Alex Muralha e do volante Willian Arão.

Todos foram presentados e o motivo despertou a curiosidade dos torcedores. A ação de marketing está no início e foi baseada em algumas observações, conforme explicou o gerente de marketing do Flamengo, Dirceu Rodrigues.

“A ideia é a de que os jogadores entendam que se trata de um presente. Normalmente tem um valor grande. Reparamos que a primeira camisa do atleta que chega ao Flamengo vira presente para pai, mãe ou outro familiar. É justamente para mostrar o quanto isso importa para o jogador, a torcida e o Flamengo. É apenas o início de uma série de ações”, afirmou.

Em um ano complicado, no qual passará a maior parte do tempo sem contar com o Maracanã, o Flamengo reconhece a importância de ter a torcida ao lado. Exaltar a peça fundamental na construção de uma história aparece como regra para quem deseja triunfar mesmo longe do seu tradicional palco.