Topo

A cinco meses de sair, jovem traça meta de triplicar seus gols no Cruzeiro

Vinícius Araújo quer chamar a atenção de Dunga por vaga na seleção olímpica na Rio-16 - Fred Magno/Light Press/Cruzeiro
Vinícius Araújo quer chamar a atenção de Dunga por vaga na seleção olímpica na Rio-16 Imagem: Fred Magno/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

14/01/2016 06h00

Prata da casa do Cruzeiro, Vinícius Araújo foi uma das novidades no plantel celeste no ano passado. Décimo segundo jogador na conquista do brasileiro em 2013, ano em que foi promovido ao grupo profissional, o atacante foi vendido ao Valencia, da Espanha, no ano seguinte. Em sua primeira experiência na Europa, Vinícius não teve muitas oportunidades e retornou ao seu clube de origem. Emprestado até junho, o garoto de 22 anos quer aproveitar os últimos cinco meses em Belo Horizonte para chamar a atenção de Dunga e ganhar uma vaga nas Olimpíadas. Mas se depender da meta traçada, Vinícius não terá moleza, já que terá balançar as redes com uma frequência bem maior.
Em duas temporadas no Cruzeiro, Vinícius anotou 14 gols, de acordo com o site oficial do clube, seja em partidas oficiais ou amistosos. Com média de 7 tentos por temporada, o jogador pretende triplicar este número e alcançar pelo menos 20 neste ano para entrar na lista de Dunga, em agosto.
“Primeiro penso em me preparar bem. Daqui a pouco, dá o tempo do contrato, mas procuro dar meu melhor no Cruzeiro. Não depende só de mim, tem o Valencia, que é dono dos meus direitos. Também tem muita coisa para pensar, como a Olimpíada. Procuro dar meu melhor aqui no Cruzeiro. Procurarei fazer uma boa pré-temporada, para estar em condições iguais às dos demais. Se chegar até meio do ano e eu fizer 20, 30 gols, fica mais fácil para a renovação”, comentou o atacante.
Para se ter uma ideia do desafio, nos últimos anos, Wellington Paulista foi quem chegou mais próximo dos 30 gols, marcando 28 em 2012 e 26 em 2009. Em um passado mais recente, Goulart e Marcelo Moreno chegaram aos 24 tentos em 2014. Em contrapartida, Damião e Borges anotaram 18 e 19 em 2015 e 2013, respectivamente.
Acostumado a jogar como referência na área, o jogador começa o ano preterido pelo técnico Deivid, já que Willian segue como titular e tem sido escalado para atuar no setor. Além de jogar, fazer gols e conseguir uma vaga na seleção de Dunga, o jogador ainda pretende encerrar o primeiro semestre prolongando sua estadia na Toca.
“Sempre que vira o ano, todo mundo sonha com vitórias e conquistas. Espero voltar aos títulos. É um ano especial, com Olimpíadas. Tenho de fazer bom primeiro semestre aqui. Tenho certeza de que não mudarão muito as convocações da Seleção, já mostrei minha cara lá. Agora tenho de fazer bom semestre no Cruzeiro”, acrescentou.
No ano em que esteve na Espanha, Vinícius Araújo não teve muitas oportunidades no Valencia. Negociado por 3,5 milhões de euros no início de 2014, o atacante foi emprestado ao Standard Liège, da Bélgica. Após o fim da temporada europeia, o clube espanhol acenou com uma nova possibilidade de empréstimo para valorizá-lo. O Cruzeiro surgiu como ótima opção, já que ainda possui 50% dos direitos econômicos do jogador e poderia lucrar em uma futura transação. Até o momento, a resposta em campo após a volta do atleta foi de três gols e uma assistência em 14 jogos.