Topo

Corinthians quer vender Pato em até 10 dias. Chelsea é destino favorito

Alexandre Pato negocia transferência para o Chelsea  - Adriano Vizoni/Folhapress
Alexandre Pato negocia transferência para o Chelsea Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Guilherme Palenzuela e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

14/01/2016 18h40Atualizada em 14/01/2016 21h12

O Corinthians trabalha para concretizar a venda de Alexandre Pato nos próximos dez dias; atualmente, o destino considerado mais provável para o atacante é o Chelsea, da Inglaterra, com quem o alvinegro vem mantendo conversas, através de intermediários, nos últimos dias.

Segundo pessoas ligadas à diretoria corintiana, o negócio, caso se concretize, não deve chegar nos 15 milhões de euros pretendidos pelo clube. Apesar disso, a solução é considerada interessante pelas duas partes, já que Pato recusou investidas do futebol chinês e deseja retornar à Europa, preferencialmente no futebol inglês.

Ainda antes de deixar do cargo de treinador do clube inglês, o português José Mourinho teve um encontro com Kia Joorabchian, e deu aval para que o iraniano iniciasse as tratativas pela contratação de Pato. Com a demissão de Mourinho, o negócio esfriou, mas voltou à tona nos últimos dias, agora com Guus Hiddink no comando da equipe londrina.

Alexandre Pato não esconde que deseja voltar para o futebol europeu, especialmente para o futebol inglês. O UOL Esporte apurou que o atacante e seu estafe têm trabalhado bastante para concretizar a ida ao Chelsea, que foi escolhido pelo próprio jogador como destino favorito.

Nesta quinta-feira, Tite já tratou o jogador como praticamente fora do Corinthians. ""Talvez dois dias, ou três, você tenha resposta, não vou precisar te responder o porquê", afirmou o técnico, falando sobre a ausência de Pato na Florida Cup, onde o clube faz pré-temporada.

Pelo Chelsea, o atacante brasileiro estaria elegível para a disputa da Liga dos Campeões e poderia contar com compatriotas que o ajudariam em sua adaptação ao clube, como Willian, Oscar, Ramires e Kenedy.

Oferta alternativa

Pessoas ligadas à cúpula corintiana afirmam que há outras ofertas por Pato: uma delas é de um clube norte-americano, que tem o nome mantido em sigilo - diante do interesse do atacante em atuar na Europa e a recusa anterior a uma oferta milionária da China, a possibilidade é considerada remota. Há ainda conversas com outros clubes da própria Inglaterra.

Na última temporada, Alexandre Pato marcou 26 gols em 59 partidas com a camisa do São Paulo.