Topo

Atlético-MG escolhe o Mineirão para abrir a Primeira Liga contra o Flamengo

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/01/2016 11h56Atualizada em 16/01/2016 13h14

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro está marcado para a rodada de abertura da Primeira Liga. Atlético-MG e Flamengo vão se enfrentar no dia 27 de janeiro, de acordo com a tabela divulgada nessa quinta-feira. O horário ainda está indefinido, pois defende do ajuste com a televisão detentora dos direitos de transmissão. Já o local do jogo foi escolhido pelo clube mandante, no caso, o Atlético.

Por se tratar do primeiro jogo da temporada como mandante, a direção alvinegra optou por escolher o Mineirão, como apurou o UOL Esporte reativando uma discussão que envolve o clube desde 2013. Mineirão ou Independência? Se com o ex-presidente Alexandre Kalil praticamente não existia dúvida, o Horto era disparado o favorito do mandatário, com Daniel Nepomuceno a questão mudou um pouco.

Em 2015 foram seis partidas como mandante no Gigante da Pampulha, todas por opção do clube. Entre 2013 e 2014 o Atlético mandou somente cinco jogos no Mineirão, sendo que em três deles o clube não tinha como atuar no Independência. Entre os jogos que o Atlético optou por jogar no Mineirão na gestão Kalil, está a história goleada sobre o Flamengo, por 4 a 1, que classificou o time mineiro para a final da Copa do Brasil.

Um cenário mais favorável para a presença mais constante do time alvinegro no principal estádio de Minas Gerais está próprio orçamento atleticano para 2016. O documento apresentado ao conselho deliberativo do clube, em novembro passado, prevê a realização de pelo menos dez partidas no Mineirão nesta temporada. Número também programado para a última temporada, mas não alcançado por falta de acordo entre o clube e a Minas Arena, consórcio responsável pela administração do estádio.

Assim como fez nos jogos que disputou no Mineirão no ano passado, a diretoria do Atlético deve optar por um ingresso médio mais barato do que é praticado quando a equipe atua no Independência. Chance para levar um grande público no clássico com o Flamengo, já que a partida pode ser as estreias de Erazo, Cazares e Hyuri em Belo Horizonte.

Mesmo com grande parte da diretoria alvinegra nos Estados Unidos, acompanhando a disputa da Florida Cup, a confirmação do local da estreia na Primeira Liga aconteceu horas depois de o UOL Esporte divulgar o desejo atleticano de jogar contra o Flamengo no Mineirão. A confirmação do clássico com a equipe carioca para o Gigante da Pampulha faz uma pergunta valer para os jogos da fase de grupos da Copa Libertadores.

Independência ou Mineirão? Nesse caso o Atlético tem mais tempo para decidir. O primeiro jogo em Belo Horizonte pela competição continental está marcado somente para o dia 24 de fevereiro, o adversário ainda está indefinido (sai do vencedor do confronto entre Independiente Del Valle-EQU e Guaraní-PAR). Pelo regulamento do torneio, a definição do Atlético tem de acontecer até dias antes, portanto, até o dia 14 de fevereiro.