Topo

Fifa arrumou desculpa para me convidar para Bola de Ouro, revela Suárez

Punido pela Fifa em 2014, uruguaio foi convidado a premiação da entidade em Zurique -  Reuters / Thomas Peter Livepic
Punido pela Fifa em 2014, uruguaio foi convidado a premiação da entidade em Zurique Imagem: Reuters / Thomas Peter Livepic

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 12h50

Luis Suárez se disse surpreso por ter sido convidado à entrega da Bola de Ouro da Fifa. O motivo: a própria entidade havia suspendido o uruguaio de atividades ligadas ao futebol entre julho e outubro de 2014, após a mordida que deu no italiano Giorgio Chiellini durante a disputa da Copa do Mundo no Brasil.

Para Suárez, o convite da Fifa foi uma vitória pessoal, justamente por conta da punição. A justificativa da organização foi contar com a presença do melhor jogador do Mundial de Clubes de 2015, no qual o Barcelona foi campeão. Suárez - que recusou o convite para ir a Zurique - marcou cinco gols em dois jogos pelo torneio.

“Veja como são as coisas do futebol. Foi uma coincidência”, disse, em entrevista ao jornal uruguaio Ovación. “Me convidaram ao evento de gala da Bola de Ouro com a desculpa de ter sido o melhor jogador do Mundial de Clubes. Não acredito que tenham feito isso antes a um jogador que tenha vencido este prêmio. Por coincidência, quiseram me convidar. Era um torneio que eu tinha muita vontade de ganhar, e tratei de não pensar quem o havia organizado”, completou.

Foi o primeiro título mundial conquistado por Suárez, que faturou ainda o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa pelo Barça na temporada 2014/2015. Mesmo com os cinco gols no Mundial, o atacante se disse surpreso com o prêmio individual no Japão.

“Tendo ao redor tantos jogadores de qualidade, me surpreendeu um pouco que tenham me escolhido. Mas isso me orgulha, porque é um prêmio ao trabalho, ao sacrifício que venho fazendo”, afirmou.

“Me dá gosto compartilhar isso, porque é mérito de toda a equipe. Sou um privilegiado de ter recebido este prêmio porque, quando era pequeno, via pela televisão: ‘olha, este jogador é o melhor’. Agora, sou eu. E eu aproveitei”, acrescentou.