Topo

Rabo preso? Flu mostra independência da Globo em negociação com rival

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2016 06h00

As empresas interessadas em possuir os direitos de transmissão dos jogos do Fluminense dos próximos anos precisarão ser mais ousadas para fechar um acordo. E isso é uma mensagem clara para a Globo, que se acostumou a contar com a preferência dos clubes sem tanto esforço. O Tricolor, no entanto, não está fechando os olhos para alternativas e já se reuniu com o Esporte Interativo para tratar do assunto.

Mais que isso, está satisfeita com o decorrer das conversas e já tem novo encontro marcado. Ao contrário de outros clubes, o Fluminense não pegou qualquer adiantamento de cotas, o que pesa em futuras negociações. Além disso, o Tricolor já recusou a primeira oferta da Globo para renovação, o que mostra não ter 'rabo preso' com a maior emissora do país.

Evidentemente isso não quer dizer que o Fluminense assinará contrato com o Grupo Turner para ter seus jogos transmitidos pelo Esporte Interativo. No momento, existe uma negociação em fase inicial, mas que agradou o Tricolor. Além do clube das Laranjeiras, as negociações ocorrem simultaneamente com outras cinco equipes: Internacional, Grêmio, Santos, Coritiba, Atlético-PR e Bahia.

Segundo apuração do UOL Esporte, o Fluminense está bastante satisfeito com os números apresentados e principalmente com a forma de distribuição do dinheiro, baseado na Premiere League. A verba será distribuída com 50% de maneira igualitária, 25% de acordo com desempenho técnico e outros 25% a partir da audiência.

Além disso, o Tricolor lutou bastante para que não houvesse um monopólio de jogos de apenas um clube, como ocorre frequentemente com Flamengo e Corinthians. Também pesa a favor o fim das partidas às 22h, uma criação da Globo para não perder as novelas, que têm alto índice de audiência.

A Globo ainda aposta na facilidade que tem para entrar nas casas dos brasileiros como trunfo para vencer a concorrência. Essa questão é decisiva e pode valer até mais do que o dinheiro a mais oferecido pela concorrência para transmissões em TV fechada. Sim ou não, a resposta para definir quem transmitirá os jogos nos próximos anos será dada até o fim do mês.