Topo

Eurico passa por cirurgia e se afasta da presidência do Vasco por 5 dias

Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão - Paulo Fernandes/Site oficial do Vasco
Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão Imagem: Paulo Fernandes/Site oficial do Vasco

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/01/2016 14h59

Eurico Miranda está momentaneamente afastado da presidência do Vasco. Por conta de um tumor no pulmão, o mandatário cruzmaltino se internou na manhã desta quarta-feira para a realização de uma cirurgia no local que inspira cuidados.

Após dar entrada em uma clínica particular no Rio de Janeiro por volta das 10h, Eurico iniciou seu procedimento cirúrgico às 15h. Por conta da recuperação, o cartola ficará sob cuidados no local até domingo e só retornará ao comando do clube na próxima segunda-feira (25).

Neste período, os assuntos burocráticos do dia a dia do clube serão tocados pelo assessor particular do presidente, Ricardo Vasconcellos. Por conta do breve período (5 dias), Eurico Miranda optou por não tirar uma licença oficial e pretende acompanhar as coisas do hospital.

Na última terça, antes da internação previamente combinada com médicos e familiares, Eurico deixou documentos relativos à renovação de contrato com a Caixa assinados e encaminhou pendências burocráticas para liberação de pagamento dos funcionários nos próximos dias.

Eurico Miranda reinaugurando ginásio de basquete do Vasco - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Último compromisso oficial de Eurico antes da cirurgia foi a festa de reinauguração do ginásio de São Januário, quando posou para fotos com ex-jogadores de basquete
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Os problemas de saúde não chegam a ser uma novidade para Eurico Miranda. Após períodos intensos de tratamento enquanto esteve fora do Vasco – entre 2008 e 2014 –, o presidente superou momentaneamente uma doença na bexiga. Mas justamente em 2015, ao retomar o comando do clube, o tumor voltou.

Tal situação gerou grande preocupação em alguns aliados e familiares, que insistiam para que o presidente do Vasco se afastasse do comando do clube e cuidasse de sua saúde. Eurico, no entanto, relutou. E disse que só daria atenção ao tratamento após o fim da última temporada. Mesmo com o quadro agravado e dificuldades para andar e subir escadas, ele se manteve no cargo.

Caso não apresente maiores problemas na nova recuperação, a expectativa de pessoas próximas é que ele já esteja em São Januário na próxima segunda-feira.

*Atualizada em 21/01/2015, às 8h45