Topo

Inter vence Flu no adeus de Ronaldinho e acaba em terceiro

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2016 23h40

Na despedida de Ronaldinho do Fluminense, o Internacional levou a melhor. Nesta quarta-feira (20), em Fort Laurderdale, o Colorado ganhou por 1 a 0 após duelo cheio de disputas ríspidas e poucas chances de gol. Com a camisa 100, o meia-atacante ex-Barcelona e Milan participou apenas do terço final da partida.

O gol de Eduardo Sasha, no primeiro tempo, garantiu o terceiro lugar da Florida Cup ao Internacional - o Bayer Leverkusen ficou com o vice pelo número de cartões recebidos. Já o Fluminense voltará para o Brasil com uma marca negativa: em quatro jogos no torneio (2015 e 2016), nenhuma vitória.

Ronaldinho já não treinava com o elenco do Fluminense, mas por contrato foi aos Estados Unidos. De acordo com o próprio, sua função na Florida Cup era mais comercial que técnica. O status de 'embaixador' pode justificar atuações mais que discretas e participação limitada contra Shakhtar e Inter.

O primeiro tempo foi de pouca criatividade e muitas faltas. Sem marcação alta e contra as duas linhas de quatro do Flu pela frente, o Inter penou para chegar ao gol de Diego Cavalieri. A equipe carioca até ganhou terreno, contudo sem entrar na área de Alisson.

Troca de empurrões, divididas duras e bate-boca marcaram o duelo na etapa inicial. Tanto foi assim que em menos de 10 minutos dois jogadores do Inter receberam amarelo. Anderson e Richarlison eram os mais afoitos.

A primeira finalização relevante do jogo saiu aos 36 minutos, quando Cícero aproveitou marcação frouxa e chutou da intermediária. Alisson pulou e mandou para escanteio. No lance seguinte, Vitinho contou com toque no braço para vencer três adversários e servir Sasha. O camisa nove invadiu a área e chutou rasteiro no canto esquerdo.

No intervalo, o Fluminense trocou metade do time e seguiu com volume e pouca profundidade. Sem criar boa chance para empatar, o clube carioca viu Eduardo Sasha perder grande oportunidade para ampliar. De dentro da área. Aos 26 minutos, Ronaldinho substituiu Cícero.

A maior contribuição de Ronaldinho ocorreu após 10 minutos. Ao ver Alisson fora do gol, o ex-melhor jogador do mundo tentou gol por cobertura. A finalização saiu fraca e foi interceptada pelo goleiro do Inter.

DESTAQUES

Fred deixará os Estados Unidos sem jogar. Assim como ocorreu diante Shakhtar Donetsk, o centroavante ficou fora até o banco de reservas. A justificativa também foi a mesma: treinamento especial para prevenir lesões e aprimorar condição física. O veto impediu o camisa nove de reeditar dupla com Ronaldinho Gaúcho.

Em busca de um atacante, o Internacional tem como quebrar galho na arrancada do ano. Eduardo Sasha marcou pela segunda vez e justificou o rótulo de meia-atacante com 'veia goleadora'. Já Anderson, que está na mira do futebol chinês, outra vez não fez bom jogo. Cometendo muitas faltas, levou cartão amarelo nos primeiros minutos e pouco ajudou na construção de jogadas.

Se o Fluminense fez várias trocas no intervalo e pareceu mais disposto a realizar testes, sem ligar para o quesito competição, o Inter não. Além do espírito combativo de seus jogadores, Argel demorou para mexer. Manteve a base titular. Foi lançar mais jovens somente após os 35 minutos da etapa final.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 INTERNACIONAL

Data: 20/01/2016 (quarta-feira)
Local: Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale (EUA)
Árbitro: Ted Unkel
Auxiliares: Brian Poeschel e Hayden Oscanda
Cartões amarelos: Edson, Léo (FLU); Anderson, Rodrigo Dourado, D'Alessandro, Alisson Farias (INT)
Gols: Eduardo Sasha, aos 37 minutos do primeiro tempo;

FLUMINENSE: Diego Cavalieiri (Julio Cezar), Wellington Silva (Higor Leite), Gum (Renato Chaves), Marlon (Henrique) e Léo (Airton); Edson (Douglas), Cícero (Ronaldinho), Gustavo Scarpa (Felipe Amorim), Diego Souza (Daniel) e Osvaldo (Magno Alves); Richarlison (Marcos Júnior)
Técnico: Eduardo Batista

INTERNACIONAL: Alisson; William (Paulo Cesar Magalhães), Paulão, Réver e Artur (Kaike); Fernando Bob, Rodrigo Dourado (Jair), Anderson (Fabinho) e D’Alessandro (Alex); Vitinho e Eduardo Sasha (Marquinhos)
Técnico: Argel Fucks