Topo

Neymar e Suárez é a dupla com mais gols em jogadas de "tabela" na Europa

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

22/01/2016 06h00

Lionel Messi é dúvida o duelo contra o Málaga, sábado, pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol. Só que a ausência de quase dois meses do argentino já abriu espaço para Luis Suárez e Neymar se consolidarem como a dupla mais eficiente de ataque na Europa. Isso porque os dois são os atletas com maior número de gols e assistências trocados entre si em jogos das grandes ligas do continente na temporada.

Neymar e Suárez produziram nove gols do Barcelona no Espanhol em que os dois participaram juntos da jogada. O uruguaio marcou cinco vezes em assistências de Neymar, enquanto o brasileiro fez quatro com passes de Suárez.  
 
Entre as grandes ligas da Europa (Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Português, Holandês), a dupla com marca mais próxima é Ozil e Giroud, do Arsenal, com sete gols feitos com assistências trocadas entre eles. Na sequência estão Lukaku-Deulofeu, do Everton, Soldado- Bakambu, do Villarreal, Ighalo- Deeney, do Watford e Vardy-Mahrez, do Leicester City. Todos com seis gols cada em asistências do parceiro.
 
“Há uma maior proximidade em campo entre Suárez e Neymar, sem o Messi. Isso se torna claro, como um procura mais o outro. E como há qualidade gigantesca no futebol dos dois, o time sente pouca falta do Messi”, opinou o jornalista catalão Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser.

Com Messi ao lado, Neymar fez dois gols com assistências do argentino, enquanto Messi marcou três vezes com passe do brasileiro. Cinco é a mesma quantidade de gols trocados com assistências da parceria Suárez e Messi.
 
Suárez é o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 18 gols marcados. Já Neymar é o segundo colocado, ao lado de Benzema e Cristiano Ronaldo, ambos do Real Madrid, com 16 gols.
 
O período mais goleador de Neymar no Espanhol foi justamente durante a ausência de Messi. Nos cinco jogos disputados sem o argentino, o camisa 11 marcou oito gols. Já Suárez fez seis – O Barcelona ganhou quatro partidas e perdeu uma.