Topo

Golaço, briga e falha. Grêmio empata amistoso com cara de Libertadores

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2016 18h53

Um jogo amistoso com cara de Libertadores. Foi assim Grêmio e Danubio, neste sábado (23), na Arena do Grêmio. No último teste antes da estreia na Primeira Liga e Gauchão, o time treinado por Roger Machado empatou em 1 a 1. O golaço de Everton foi só uma dos fatos que marcou a partida.

O jogo marcou a estreia dos uniformes de 2016. No primeiro tempo, o time gaúcho jogou com a peça tricolor e na etapa final, com a polêmica camisa branca – contendo faixas horizontais.

Além disto, durante boa parte dos 90 minutos houve faltas ríspidas. No segundo tempo, uma briga generalizada. Kadu, único reforço do Grêmio a jogar, fez contra e impediu a vitória do tricolor.

Ainda sem Wallace Oliveira, emprestado pelo Chelsea, e Fred, que veio do Goiás, o Grêmio foi quase idêntico ao time que terminou 2015. O modelo de jogo foi incrementado com chutes de fora da área e bloco ofensivo.

No primeiro tempo, o Grêmio foi quem teve as melhores chances. Inclusive um gol anulado por impedimento, aos dois minutos. Everton estava à frente. Foi dele também a melhor finalização de fora da área. O Danubio, porém, ficou com a chance clara até o intervalo: González desviou para fora, livre quase de dentro da pequena área.

Depois do intervalo, o amistoso esquentou. Marcelo Oliveira fez fila e caiu na entrada da área. No lance seguinte, o lateral esquerdo do Grêmio pareceu querer dar o troco e deu entrada violenta em Zarfino - perto da linha lateral. O lance gerou confusão e levou reservas e até as comissões técnicas para o gramado. O clima tranquilo foi para o espaço.

Na retomada do jogo, Everton marcou um golaço. O camisa 11 recebeu na intermediária defensiva e saiu em disparada pelo lado direito do gramado. Sem oposição pela frente, ganhou na velocidade dos marcadores e invadiu a área. Com um chute alto, venceu o goleiro. Só que a defesa não segurou a única arma do Danubio. Em cobrança de falta do lado direito, Kadu marcou contra.

Everton, após boa jogada individual na frente da área, chutou cruzado e quase fez o segundo. Luan, em finalização colocada, também ficou perto de garantir a vitória. Mas não adiantou. O jogo de Libertadores que não valeu três pontos terminou empatado.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 DANUBIO

Data: 23/01/2016 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 14.504 pessoas (13.506 pagantes)
Renda: R$ 296.669,00
Árbitro: Érico Carvalho
Gols: Everton, aos 11 minutos do segundo tempo; Kadu (contra), aos 24 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wesley, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Edinho), Maicon, Giuliano (Ramiro), Douglas (Bobô) e Everton (Fernandinho); Luan (Lincoln)
Técnico: Roger Machado

DANUBIO-URU: Etulain; Peña, Formiliano, González e Ricca; Gonzalo González (Gravi), Zarfino, Ignacio González e Grossmüller (Sosa); Barreto (Tabárez) e Olivera (Ardaiz)
Técnico: Luis González