Topo

Corinthians vai em busca do deca e Flamengo tenta manter escrita na Copinha

Montagem/Divulgação-Agência Corinthians
Imagem: Montagem/Divulgação-Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

25/01/2016 06h00

A final da Copa São Paulo, que acontecerá nesta segunda-feira (25), no estádio do Pacaembu, às 10h, colocará frente a frente as duas maiores torcidas do Brasil. Corinthians e Flamengo se enfrentam por um objetivo em comum, mas com significados diferentes: o título do torneio.

Para o Corinthians, a taça de 2016 significará a 10ª conquistada na competição. O time paulista é o maior vencedor do torneio, com larga vantagem para o segundo: nove a cinco sobre o Fluminense. A equipe do Parque São Jorge, inclusive, é a atual campeã da competição e esteve presente nas últimas duas finais - perdeu para o Santos em 2014.

O Flamengo, por outro lado, está bem longe de ser o time com mais taças. O clube carioca, no entanto, é o único a ter disputado mais de uma final e jamais ter sido vice-campeão - venceu em 1990 e 2011. Ou seja, o time rubro-negro demora para chegar na decisão, mas quando chega, é para ganhar.

"Disputar a final da Copinha é algo inesquecível tanto para mim quanto para todo o grupo. Dia 2 de fevereiro, completo 10 anos no clube e o Flamengo faz parte da minha vida. Espero que a gente consiga trazer esse título", afirmou Lucas Paquetá, autor do gol que colocou o Flamengo na final.

As duas equipes chegam à final estando invictas no torneio. A diferença, no entanto, é que o Corinthians venceu todos os seus jogos, enquanto o Flamengo precisou dos pênaltis para passar pelo Bahia, na quarta fase da competição.

"Acho que é uma partida que todo o Brasil desejava pelo tamanho das duas agremiações. É um clássico de multidões. Creio que as duas equipes têm as mesmas condições, mas a expectativa nossa é positiva", afirmou o técnico Osmar Loss, do Corinthians.

O jogo entre Corinthians e Flamengo pela Copinha ainda será a final de mais impacto da história do confronto entre os dois clubes. Isso porque os times profissionais se enfrentaram apenas uma vez em uma decisão: na Supercopa do Brasil, em 1991. Na ocasião, apenas 2.706 pagantes estiveram presentes no Morumbi para acompanhar a decisão.

A final da Copinha entre Corinthians e Flamengo tem início previsto para as 10h desta segunda-feira, data do 462º aniversário da cidade de São Paulo.

Ficha técnica

Corinthians x Flamengo
Estádio:
Pacaembu
Data: 25/01/2016

Corinthians: Filipe; Léo Príncipe, Vinícius Del'Amore, Dawhan, Guilherme Romão; Warian, Maycon, Matheus Pereira; Gustavo Tocantins, Gabriel Vasconcelos e Léo Jabá. Técnico: Osmar Loss.

Flamengo: Thiago; Thiago Ennes, Léo Duarte, Dener, Arthur Bonaldo; Ronaldo, Matheus Trindade, Lucas Paquetá, Cafu, Kleber; Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo.