Topo

Primeira Liga confirma rodada inicial e ainda negocia restante do torneio

Presidente do Flamengo, Bandeira de Mello mantém a cautela sobre restante da Liga - Pedro Ivo Almeida/UOL
Presidente do Flamengo, Bandeira de Mello mantém a cautela sobre restante da Liga Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/01/2016 19h06

A Primeira Liga se movimentou após a carta da CBF impedindo a realização oficial do torneio em 2016. Em comunicado para esclarecer o caso, organizadores da competição confirmaram a rodada inicial nesta semana e reafirmou a ideia de organização normal do campeonato inteiro nesta temporada.

“Com referência a Resolução de Diretoria publicada no dia de hoje pela CBF, informamos que ela em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira”, disse o comunicado.

A Liga, no entanto, evita cravar a realização do restante do campeonato e ainda negocia como se dará a sequência do torneio.

“Essa nota da CBF não muda nada, apenas adiou para a segunda rodada a questão. Sempre quisemos jogar em caráter amistoso e não oficial. Nossa intenção é jogar a competição inteira. Mas, a partir da segunda rodada, vamos esperar a negociação do Gilvan”, disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, deixando aberto os próximos passos da “novela”. "Nossa competição é jogar a competição inteira."

O presidente do Internacional, Vitório Píffero, também confirmou que atuará diante do Coritiba na estreia da Liga: "Segue o barco. Reafirmamos a nota da Liga". Questionado sobre a possibilidade de punição pela CBF, ele nem quis comentar: "Desconheço."

A diretoria do Fluminense confirmou a participação na Liga, assim como outros clubes que assinaram a nota da Liga. O texto tem críticas claras a CBF ao acusá-la de garantir que não iria intervir no campeonato, o que não se revelou verdade. Ainda há críticas por prejudicar comercialmente a liga com sucessivas notícias de intervenção. 

Confira a nota da Primeira Liga na íntegra:
“Com referência a Resolução de Diretoria publicada no dia de hoje pela CBF, informamos que ela em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira. Como já extensamente explicado pela Primeira Liga, a entidade mantém uma posição jurídica e desportiva de independência das federações e da CBF, com base nos arts. 16 e 20 da Lei Pelé. Como consequência disto, não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março.
A Primeira Liga e seus 15 integrantes vem sendo constantemente prejudicados comercialmente por sucessivas tentativas de intervenção e proibição de seus jogos. Tentamos dialogar a fim de buscar uma solução e inclusive havíamos recebido de parte da CBF, em mais de uma ocasião, uma garantia de não intervenção na Primeira Liga, o que hoje mostrou-se não ser verdade.
À Primeira Liga interessa dar uma resposta ao torcedor, que é o real motor do futebol nacional. Aguardamos todos os torcedores apaixonados por futebol em um dos 6 estádios que nesta quarta e quinta sediarão a nossa rodada inicial.
Independentemente de tudo isto, a Primeira Liga segue aberta ao diálogo com vistas ao enquadramento da competição no calendário oficial da CBF em 2017.”