Topo

Com parceria arriscada, Santos apresenta uniformes de nova fornecedora

Novos uniformes do Santos, desenhados pela Kappa - Ricardo Saibun/Santos FC - Ricardo Saibun/Santos FC
Santos apresenta novos uniformes, desenhados pela Kappa
Imagem: Ricardo Saibun/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

26/01/2016 13h14

O Santos realizou no início da tarde desta terça-feira, no salão da Vila Belmiro, o lançamento de seus mais novos uniformes, que agora pertencem à Kappa e contam com um acordo inédito entre o clube da Vila Belmiro e a nova fornecedora, em um novo modelo de gestão.

Mais justa no corpo e com uma gola “V”, o uniforme será utilizado pela primeira vez no jogo deste sábado, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro. O duelo marca a estreia do time alvinegro no Campeonato Paulista.

Gabigol apresenta novo uniforme do Santos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Novo modelo de gestão

O acordo do Santos com a Kappa é inédito. O clube do litoral paulista será o dono do negócio de material esportivo e não terá uma quantia fixa a ser recebida da Kappa, como acontecia com a Nike – o clube deixará de receber R$ 7 milhões fixos ao ano, quantia que era paga pela antiga fornecedora. Em contrapartida, o Santos ficará com todo o resultado de vendas.

Na prática, o clube que negocia a fabricação do uniforme e, também, vende a camisa à loja. Para isso, o clube fechou acordo com a SPR Confecções, empresa que será responsável pela gestão do negócio em parceria com o Santos e detém a licença da Kappa no Brasil. É ela, aliás, que gerencia a rede de lojas oficiais de clubes como Corinthians e São Paulo, entre outros.

O modelo de negócio do contrato representa um risco maior para o Santos, já que o clube vai receber dinheiro conforme as vendas da camisa. Porém, se der certo, o negócio vai gerar mais receita do que o atual contrato existente com a Nike.

“Esse molde de gestão que estamos implantando hoje, onde o clube é senhor do seu próprio negócio, onde o clube corre riscos, mas corre também a grandeza de saber administrar, isso mostra maturidade da gestão. Estamos levando o Santos para uma linha profissional, onde nós somos os parceiros de nós mesmos”, disse o presidente Modesto Roma durante o evento.

Otimismo

Apesar de ser desenhado pela Kappa, o novo uniforme do Santos será comercializado pela Meltex Franchising, que também administra a “Santos na Área”, rede de lojas oficiais do clube. A franquia projeta um aumento de 15% nas vendas de camisa para esta temporada.

“A recepção da torcida foi excelente antes mesmo de o uniforme ser lançado. A expectativa é que, com este novo modelo, as vendas aumentem em 15% em 2016 em relação ao ano passado. O marketing foi muito feliz na frase da campanha ‘Veste a Magia’, pois o clube sempre teve o apelo do futebol arte e alegre dos Meninos da Vila”, afirmou Tommy Kamimura, gerente de operações da Meltex.