Topo

Primeira Liga anuncia nomes de "STJD próprio" e julgará soco de Fred

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 17h16

A Primeira Liga anunciou nesta quinta-feira (28) a criação de uma comissão disciplinar que julgará atitudes de jogadores no torneio. A atitude se fez necessária por causa da CBF. A competição foi vetada pela CBF de utilizar o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com toda sua estrutura, assim como já ocorre no restante do ano nos demais campeonatos.

A primeira atividade da nova comissão disciplinar será o julgamento de Fred, do Fluminense. O atacante foi expulso depois de desferir um soco no lateral direito Léo, do Atlético-PR, que estava de costas no momento em que foi atingido. Por se tratar de uma competição não reconhecida pela CBF, uma possível punição não é válida para jogos do Campeonato Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil, por exemplo.

"A criação da comissão foi motivada pela interferência da CBF no STJD, que seria o órgão disciplinar da liga, mas que hoje deixou de ser", disse Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga ao UOL Esporte.

Os membros da comissão são: Alexandre Monguilhott, Otavio Noronha, João Henrique Chiminazzo, Roberto Pugliese Jr., Thomaz Souza Lima de Mattos Paiva. Domingos Sávio Zainaghi será o procurador do órgão.