Topo

Adriano acerta compra de time dos EUA e volta ao futebol após quase 2 anos

Divulgação/Miami United
Imagem: Divulgação/Miami United

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/01/2016 17h48

Adriano está de volta ao futebol. Após um ano e 10 meses sem entrar em campo, desde que defendeu o Atlético-PR na Libertadores de 2014, o jogador acertou a compra de 40% do Miami United, dos Estados Unidos, por cerca de 4 milhões de dólares (R$ 16,1 milhões) e está de volta aos gramados. 

O empresário de Adriano confirmou o acordo, restando apenas a assinatura, que acontecerá a pedido do jogador. O atacante pretende chegar aos Estados Unidos apenas depois do Carnaval, para poder passar seu aniversário, em 17 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Os empresários de Adriano nos Estados Unidos já estão até comprando um carro e uma casa para o atacante, que já avisou que levará toda a família junto. O pedido é que o imóvel tenha ao menos quatro quartos. A situação estava encaminhada nos últimos dias, quando o jogador já vivia clima de despedida no Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira, o ex-jogador do Flamengo estava ativo nas redes sociais. Na comunidade da Vila Cruzeiro, ele fez a barba posou para fotos e se declarou: "Nunca vou esquecer minhas raízes", escreveu na legenda de uma das imagens. O objetivo é viajar para os Estados Unidos logo depois do Carnaval.

O Miami United pertence à liga NPSL, considerada a quarta maior liga dos Estados Unidos - a emergente MLS é o principal torneio do país.

Mesmo sem jogar desde abril de 2014, quando defendeu o Atlético-PR na Libertadores, Adriano segue despertando interesse de vários clubes brasileiros, que o procuraram no fim de 2015. Foi exatamente nesse momento que o Imperador oi procurado por um grupo de gestores da equipe da Flórida e se interessou pelo projeto.

Por ser sócio do time, Adriano terá participação em todas as receitas do Miami, além de um salário mensal de aproximadamente 10 mil dólares (R$ 40,7 mil) como jogador. Os outros 60% do clube pertencem ao presidente do United, o italiano Roberto Sacca, responsável por administrar um clube em ascensão com lucro de quase 5 milhões de dólares por ano. Torcedor da Inter de Milão - clube onde o Imperador fez história -, o cartola é fã do atacante e trabalhou para facilitar a negociação.

Na Flórida, Adriano terá no clube de Ronaldo, o Fort Lauderdale Strikers, o grande rival em termos de torcida - apesar de os times jogarem ligas diferentes. Os dois clubes disputam espaço no estado e a preferência dos novos torcedores.

Segundo pessoas próximas ao jogador e que participaram da negociação, Adriano escolheu o projeto na Flórida justamente pelo fato de se afastar do cenário já desgastado de sua imagem no Brasil.