Topo

Neymar divulga documentos e questiona promotor após denúncia

Neymar e seu pai foram denunciados pelo Ministério Público Federal - Reprodução/Instagram
Neymar e seu pai foram denunciados pelo Ministério Público Federal Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 08h57Atualizada em 02/02/2016 11h48

O atacante Neymar, por meio de seu site, resolveu questionar o promotor Thiago Lacerda Nobre, responsável por denunciar o jogador e seu pai por sonegação e falsidade ideológica. Para se defender, ele divulgou alguns documentos de sua saída do Santos.

Em seu longo comunicado, o jogador do Barcelona chega a falar que Thiago teria interesse “extra campo” com as denúncias e que tem procurado “desesperadamente” aparecer na imprensa.

A revista Veja desta semana publica que Neymar teria feito uma manobra para diminuir a alíquota a ser paga ao Imposto de Renda. Com isso, ele e seu pai teriam fugido de um abatimento de mais de 50% do valor a ser pago.

Em entrevista ao Fantástico ao lado de seu pai, Neymar revelou estar chateado pelos comentários e pediu que fosse provada a sonegação. "Meu pai faz tudo para que eu só jogue bola. A partir do momento em que você ouve pessoas falando coisas de uma pessoa que você ama e que não é verdade, aí começa a doer. Antes de falarem besteira, que sonegamos, que então prove", falou.

Neymar prestará depoimento nesta terça-feira à tarde no Tribunal de Madri. Antes de se apresentar à Justiça, o atacante participou normalmente do treinamento do Barcelona. O técnico do time, Luis Enrique, falou que Neymar estava tranquilo. "Se o Neymar estava afetado com tudo isso? Creio que 0,0001%. É um tema muito repetitivo", disse Luis Enrique.

Veja o comunicado de Neymar:

De tudo o que foi gerado de notícias sobre a denúncia de sonegação fiscal e falsidade ideológica feita pelo procurador Thiago Lacerda contra Neymar Jr e seu pai, gostaria sinceramente de ter respostas dele a quatro perguntas, sob pena de acreditar piamente que ele tem de fato interesses “extra campo” e que procura desesperadamente os holofotes da imprensa:
Por que acusa o pai de Neymar de ter aberto, em 2006, uma “empresa de fachada”, com o interesse de “sonegar impostos”. A empresa, NR Sports, foi aberta por solicitação do Santos FC, com prazo estipulado para tal, para receber pagamentos, uma vez que o Neymar Jr, com 14 anos a época, não poderia assinar um contrato profissional ? Documentos abaixo comprovam tal afirmação.

Por que acusa o pai do Neymar de sonegar impostos em 2006, recebendo como “imagem” o que deveria ser tributado como “salário” se o Santos FC, terceira parte interessada no assunto, além de solicitar a abertura da empresa detentora dos direitos de imagem ainda fez um contrato com a NR Sports envolvendo a transferência desses direito até 2011 conforme mostram documentos abaixo? O Santos FC não deveria ser parte da denúncia?

Por que uma empresa legalmente constituída e devidamente registrada, conforme mostram documentos abaixo, é considerada “de fachada”? Por que os dois sócios da empresa são considerados inaptos a cuidar dos direitos de imagem de uma criança de 14 anos que ainda iniciava sua carreira ? Empresa com sede, capital social, sócios nominais, enfim... Qual é o conceito jurídico para imaginar que a NR Sports, mesmo devidamente constituída, e com um parceiro como o Santos FC, existe para sonegar impostos?

Mais importante ainda! Por que o promotor não foi a NR Sports, em momento algum, nos fazer uma visita? A empresa que começou de fato com apenas os dois sócios, hoje tem uma bela sede em uma das principais avenidas de Santos, a mesma cidade que ele trabalha. Teria o maior prazer em apresentar cada um dos funcionários a ele e tomar um café explicando a ele o que a “gestão de imagem” de um dos maiores atletas do mundo na atualidade.

Por último, e que deixa a suspeita de alguém “muito interessado” e em busca de holofotes e que não se importa muito com a lisura da denúncia. A Súmula Vinculante 24, do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do Poder Judiciário de nosso país, deixa claro que o promotor em questão não poderia sequer apresentar denúncia de sonegação fiscal contra Neymar Jr e seu pai porque eles só poderiam ser considerados "sonegadores" ao fim do processo em tramitação na receita federal.

Precisamos de respostas imediatas a estas perguntas.

O promotor não pode denegrir, sem qualquer obrigação em justificar suas “acusações”, a imagem de um dos maiores atletas do mundo na atualidade. Toda esta ação e a denúncia são, no mínimo, muito estranhas. Os reais interesses devem ser esclarecidos.

Aguardo manifestação do Sr. Thiago Lacerda.

Os processos de Neymar

Atualmente, Neymar é citado três processos na Justiça, dois deles na Espanha e outro no Brasil. Um é uma queixa-crime feita pela DIS, que cobra cerca de 40 milhões de euros a que alega ter direito.

Ele ainda é citado em um processo contra Sandro Rossell, ex-presidente do Barcelona, e o clube. Eles foram indiciados por irregularidades na contratação do atacante.

Já no Brasi, a Justiça condenou Neymar e seu pai pagarem R$ 460 mil à Receita Federal referente as rendas de 2006 e 2007.