Topo

Presidente do Betis renuncia após polêmica de contratação de Leandro Damião

Damião foi à Espanha para assinar com o Betis, mas negociação não foi concretizada - Marca/Reprodução
Damião foi à Espanha para assinar com o Betis, mas negociação não foi concretizada Imagem: Marca/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 15h05

O presidente do Betis, Juan Carlos Ollero, renunciou nesta quarta-feira ao cargo. O dirigente citou uma "divisão interna" no conselho de administração do clube, que teve impacto direto no episódio envolvendo a contratação não concretizada do atacante Leandro Damião.

De acordo com o jornal Marca, o conselho do Betis reprovou as condições envolvidas no contrato de Damião, que seria emprestado por 18 meses ao time espanhol. O salário que o brasileiro receberia foi considerado alto demais - 3,25 milhões de euros (R$ 14,1 milhões) ao ano, mais alguns bônus por aparições e gols.

Ollero se disse cansado das brigas internas no clube e afirmou não ter mais condições para continuar no comando.

"Não encontro mais solução para a situação em que se encontra o Betis e seu conselho, a não ser apresentar minha renúncia irrevogável. Já havia apresentado em 21 de dezembro, mas ninguém do conselho quis ser presidente. Agora apresento de forma irrevogável, porque há setores do conselho que não admitiram que eu quisesse a paz social dos acionistas, tentando um acordo entre eles", afirmou.

O acordo citado pelo dirigente foi uma tentativa de trégua entre acionistas do Betis e o ex-presidente Manuel Ruiz de Lopera, condenado em 2006 por sonegação fiscal. Lopera, que ainda é o maior acionista do clube, é alvo de ação judicial de outros conselheiros por supostos delitos durante seu mandato.

Um fato inusitado foi que o inesperado anúncio da renúncia aconteceu durante a apresentação de dois reforços do Betis, Montoya e Musonda. O clube sevilhano briga contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol, na 14ª colocação e apenas dois pontos acima da degola.