Topo

Em reviravolta, Betis anuncia contratação de Leandro Damião

Anunciado oficialmente, Leandro Damião posou ao lado de dirigentes do Betis - Divulgação/Betis
Anunciado oficialmente, Leandro Damião posou ao lado de dirigentes do Betis Imagem: Divulgação/Betis

Do UOL, em São Paulo

04/02/2016 18h47Atualizada em 05/02/2016 11h45

Após anunciar que havia desistido da contratação de Leandro Damião, o Betis surpreendeu e confirmou oficialmente o brasileiro como novo jogador do clube, com contrato até 30 de junho de 2016. O atleta já posou ao lado do novo presidente do clube, Ángel Haro García, em foto divulgada no Twitter oficial do time espanhol.

"Se aconteceu é porque mereço, espero realizar esse sonho aqui com muitos gols. Sou um cara de grupo que sempre se dedica, o treinador vai ver isso. Não sou jogador que só faz gols. Eu já entrei em contato com o Petros. Espero ser recebido da melhor maneira e ajudar meus companheiros. Espero fazer um pouco da história. Vou me dedicar muito, espero fazer muitos gols", disse Leandro Damião. 

Damião esteve perto de acertar com o Betis no início da semana, mas o conselho de administração do clube vetou a contratação por conta dos altos valores envolvidos. O episódio, inclusive, contribuiu para o desgaste do presidente Juan Carlos Ollero, que renunciou na última quarta-feira citando uma "divisão interna" insustentável.

Em seu site oficial, o clube espanhol não fez qualquer menção à conturbada negociação com Leandro Damião, destacando apenas o currículo do jogador com as camisas de Internacional, Santos, Cruzeiro e seleção brasileira.

Na semana passada, houve um acordo entre Damião e Santos no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O clube paulista se comprometeu a pagar R$ 4,5 milhões que devia ao atleta por verbas trabalhistas e direitos de imagem, divididos em 40 parcelas de R$ 112,5 mil.

Além disso, em junho, o Betis terá a opção de renovar o empréstimo por mais um ano. Se o time espanhol não quiser mais contar com Damião no meio do ano, o atleta poderá negociar com outro clube sem o consentimento do Santos. Daqui a 17 meses, se estiver sem clube, Damião terá o vínculo restabelecido com o Santos.

O próprio Ángel Haro García foi oficializado também nesta quinta como novo presidente, ocupando o cargo deixado por Ollero. Outro conselheiro do clube, José Miguel López Catalán, foi nomeado vice-presidente.