Topo

Caminho inverso. Atlético-MG fecha com volante que estava no futebol chinês

Junior Urso ficou duas temporadas na China e espera liberação do Shandong para ser anunciado pelo Atlético-MG - Site oficial do Coritiba
Junior Urso ficou duas temporadas na China e espera liberação do Shandong para ser anunciado pelo Atlético-MG Imagem: Site oficial do Coritiba

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

06/02/2016 13h57

O volante Júnior Urso, de 26 anos, vai ser o quarto reforço do Atlético-MG para a temporada 2016. Entre jogador e o clube mineiro já está tudo acertado. Falta apenas a liberação do Shandong Luneng, da China, para que o atleta com passagens por Santo André, Ituano, Avaí, Paraná e Coritiba seja anunciado de forma oficial.

A chegada de Júnior Urso é para compor o elenco, já que no momento o técnico Diego Aguirre dispõe apenas de quatro jogadores para a posição – Leandro Donizete, Rafael Carioca, Lucas Cândido e Eduardo –, além do jovem Yago, que tem treinado entre os profissionais do Atlético neste começo de temporada.

Urso foi para a China no começo de 2014, indicado por Cuca, então treinador do Shandong Luneng. Com a chegada de Mano Menezes, no mês passado, o zagueiro Gil foi contrato e uma vaga de estrangeiro precisava ser aberta. Júnior Urso já se mostrava insatisfeito no futebol chinês, pois tinha um salário bem abaixo do que os demais brasileiros que estavam chegando na Ásia. Portanto, o volante faz o caminho inverso do que tem acontecido nos últimos meses. Enquanto muitos brasileiros seguem para a China, o desejo do jogador é de retornar ao futebol brasileiro.

Perto do acordo para deixar o Shandong, Júnior Urso foi indicado ao Atlético por Carlinhos Neves. O coordenador técnico do Atlético trabalhou no clube chinês durante a temporada 2015 e avalizou a contratação do volante, que era titular do time de Cuca e peça importante da equipe.

O trabalho agora é que para tudo ocorra em uma semana, prazo que o Atlético tem para regularizar os jogadores que pretende usar na Copa Libertadores. A diretoria trabalha para trazer pelo menos dois reforços para Diego Aguirre. Além de Júnior Urso, já fechado, outro nome bem encaminhado é o do atacante Robinho.

Um terceiro reforço pode chegar à Cidade do Galo antes do torneio continental, mas nesse caso somente se Lucas Pratto for mesmo negociado com o futebol chinês.