Topo

Grêmio vence o Coritiba em jogo com lambança e apagão no estádio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/02/2016 21h38

O Grêmio venceu na Primeira Liga. Neste domingo (07), o time gaúcho bateu o Coritiba por 1 a 0 em Porto Alegre, na Arena. A atuação não foi boa, com dificuldade na criação e pressão do time visitante, mas ainda assim suficiente para ganhar. O gol foi marcado por Douglas, mas chamou atenção pelo erro crasso da defesa da equipe paranaense. Ainda houve queda de energia em parte do sistema de iluminação do estádio.

Foram exatos 20 minutos de iluminação pela metade na Arena do Grêmio. Na volta do intervalo, um setor inteiro dos refletores se apagou. Os times já estavam no gramado e precisaram aguardar a retomada do sistema ali mesmo.

Antes do apagão na iluminação, a defesa do Coritiba foi quem se desligou. Amaral errou o recuo para Wilson e Douglas foi mais esperto. Se meteu no meio do caminho e desviou. O time do Paraná até fez o gol de empate, mas o lance foi anulado de forma equivocada.

O Grêmio penou para criar e teve Luan muito discreto. Everton, destaque nas partidas recentes, apresentou somente lampejos. Foram 12 finalizações contra 16 do Coritiba.

FASES DO JOGO

Primeiro tempo: A primeira finalização só aconteceu aos 15 minutos e foi do Coritiba, com Juan, por cima do gol. Sem êxito na ideia de ter amplitude, de trocar passes e progredir pelos lados, o Grêmio penou para criar. O jogo foi arrastado e os visitantes acabaram com leve superioridade. Mas o gol foi do time gaúcho.

Wilson cobrou tiro de meta curto, Amaral foi pressionado por Luan e tentou o recuo. Douglas percebeu a intenção, se antecipou e desviou a bola na saída do goleiro. Mérito pela perspicácia do camisa 10 e a marcação alta do Grêmio. Até o intervalo, o Coritiba teve outras duas chances. Uma com Leandro e outra com Juan, que Geromel salvou em cima da linha.

Segundo tempo: A entrada de Fernandinho no lugar de Pedro Rocha não mudou o jogo. O Coritiba seguiu melhor, mas depois do intervalo teve aumento nas chances e no volume de jogo. Negueba e Juan quase marcaram. Guilherme Parede acertou o travessão. E no Grêmio, as triangulações não encaixavam. A troca de passes era improdutiva e a atuação morosa.

Aos 32 minutos, Leandro foi lançado e saiu cara a cara com Marcelo Grohe. Chutou por baixo e marcou. Mas o trio de arbitragem anulou o lance alegando impedimento - que não houve. Ali até o final, o ritmo caiu e o Grêmio conseguiu trocar mais passes na frente. Criou chance com Fernandinho e Everton. Mas ficou só no 1 a 0.

DESTAQUE

Caiu o recorde: Wilson terá de tentar de novo. Com o gol sofrido em Porto Alegre, o goleiro não conseguiu entrar na lista dos 10 goleiros que mais tempo ficaram sem levar gol, na história do Coritiba.

Uh, Geromel: zagueiro foi o grande destaque do Grêmio. Com os desarmes de sempre, mas com adicional de ter salvo bola em cima da linha no primeiro tempo. E na etapa final, o camisa três curtiu uma de atacante. Na ponta direita, girou e protegeu do marcador. Após o lance, a torcida gritou empolgada.

Invicto: com a vitória em casa, neste domingo, o Grêmio segue invicto no grupo C da Primeira Liga. Em sua estreia, o time gaúcho empatou com o Avaí, 2 a 2, em Santa Catarina. Agora, o tricolor só volta a campo pela competição em março. Quando enfrenta o Internacional - partida que será do Gauchão com resultado a ser contabilizado no novo torneio.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORITIBA

Data: 07/02/2016 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 11.118 pessoas (10.026 pagantes)
Renda: R$ 308.922,00
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares: Carlos Berckenbrock e Henrique Neu Ribeiro
Cartões amarelos: Geromel, Edinho (GRE); Juninho (CTB)
Gols: Douglas, aos 21 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Moisés), Maicon (Edinho), Giuliano, Douglas e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan
Técnico: Roger Machado

CORITIBA: Wilson; Ceará, Juninho, Walisson Maia e Carlinhos; Amaral, João Paulo e Juan; Leandro, Negueba (Guilherme) e Dudu (Ruy)
Técnico: Gilson Kleina