Topo

Messi quase deixou Barcelona para jogar em um dos maiores rivais

Do UOL, em São Paulo

08/02/2016 06h00

Por pouco o futebol mundial não viu Lionel Messi defendendo um time azul e branco da Espanha, arquirrival do Barcelona. Pouco antes de estrear oficialmente como profissional, o craque argentino esteve perto de reforçar o Espanyol, também sediado em Barcelona. Foi um ex-jogador e ex-técnico do Espanyol quem revelou a quase transferência de Messi.

“Nós do Espanyol estávamos muito perto de contratar Messi. Estávamos a um centímetro disso, é inacreditável, mas é verdade. Messi tinha 17 anos e atuava pelo time sub-18 quando ficou muito próximo do Espanyol. Ficou próximo, mas nunca aconteceu”, contou Mauricio Pochettino, argentino que hoje comanda o Tottenham, da Inglaterra.

Na oportunidade, Pochettino era um zagueiro de 32 anos que estava em sua primeira temporada pelo Espanyol. O acordo, obviamente, seria por empréstimo, segundo ele. Messi já fazia treinamentos com o time principal do Barcelona, mas ainda não havia estreado oficialmente, só em amistoso.

É daquela época, inclusive, um vídeo (veja acima) de Messi ainda adolescente dando um show pelo Barcelona B justamente contra o Espanyol. Para azar do time azul e branco, o empréstimo não aconteceu e Messi foi estrear pela equipe principal do Barcelona justamente diante do Espanyol, em outubro de 2004.

Compatriota de Messi, Pochettino usou essa passagem para exemplificar as inúmeras negociações que ficam próximas de serem finalizadas, mas nunca saem do papel. “Isso é o futebol, muita coisa pode acontecer, mas ficamos muito no ‘se, se, se’. Futebol é realidade, e não o que poderia ter sido”, argumentou. Para alívio da torcida do Barcelona.