Topo

River Plate-URU empata e confirma ida ao grupo do Palmeiras na Libertadores

SEBASTIAN SILVA / EFE
Imagem: SEBASTIAN SILVA / EFE

Do UOL, em São Paulo

09/02/2016 22h23

O River Plate-URU empatou em 0 a 0 com a Universidad de Chile, nesta terça-feira (09), em Santiago, e confirmou classificação ao grupo 2 da Copa Libertadores, o mesmo do Palmeiras, graças à vitória por 2 a 0 na partida de ida, em Montevidéu.

Será justamente o River, estreante na competição, o primeiro adversário do alviverde paulista no torneio continental, já na próxima terça-feira (16), em partida no Uruguai.

Rosário Central, da Argentina, e o também uruguaio Nacional completam a chave.

Velho conhecido do Palmeiras

Vale lembrar que o Palmeiras enfrentou o River Plate-URU na pré-temporada, no dia 21 de janeiro. Com time reserva, os brasileiros emplacaram 4 a 0 em jogo-treino realizado no estádio Federico Saroldi.

Erik, atacante recém-contratado pelo clube junto ao Goiás, Rafael Marques e Régis, também reforço para 2016, vindo do Sport, e Thiago Santos anotaram os gols.

O jogo

Com vantagem construída na partida de ida em vitória por 2 a 0, gols de Michael Santos e César Taján, o River Plate-URU se limitou ao contragolpe nesta terça-feira, no Chile.

E funcionou: a marcação forte no meio de campo possibilitou roubadas de bola e saídas rápidas para a equipe, que teve a primeira chance aos 6 minutos, com Santos. O defensor rival Osvaldo González impediu que a vantagem aumentasse.

A Universidad de Chile respondeu rápido, em cobrança de falta de Canales, aos 20. A bola desviou em Rodríguez e exigiu "milagre" de Pérez, goleiro do River.

Aos 34 e 35 minutos, o time anfitrião teve as melhores oportunidades da partida: primeiro em tiro de longe do lateral Fanián Monzón, e depois em cabeçada de Matías Rodríguez - neste último lance, o arqueiro já estava batido.

Michael Santos, capitão e principal articulador do River, caiu de produção no segundo tempo. O time da casa tampouco atacou, apesar de ter mais posse de bola e ensaiar pressão nos minutos finais. A última metade perdeu em intensidade. Melhor para o clube uruguaio, que avançou sem sustos no torneio sul-americano.

Palmeiras tem jogos definidos na Libertadores

Agora que já sabe o adversário na estreia da Libertadores, o Palmeiras (e os palmeirenses) podem montar logística para atenderem aos compromissos do continental. Relembre as datas e locais dos jogos do clube no grupo 2.

16/02: River Plate-URU x Palmeiras - Montevidéu (URU), estádio Federico Saroldi

02/03: Palmeiras x Rosário central - Allianz Parque

09/03: Palmeiras x Nacional-URU - Allianz Parque

17/03: Nacional-URU x Palmeiras - Montevidéu (URU), estádio Parque Central

06/04: Rosário Central x Palmeiras - Rosário (ARG), estádio Gigante Arroyito

14/04: Palmeiras x River Plate-URU - Allianz Parque