Topo

Fred é suspenso por 5 jogos por agressão e não joga mais a Primeira Liga

Do UOL, em São Paulo

11/02/2016 15h28

O atacante Fred foi punido com cinco jogos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Primeira Liga após desferir um soco no lateral Léo, do Atlético-PR, e não jogará mais a competição. O atleta do clube paranaense foi punido com a mesma quantia de jogos e também não atuará mais no torneio.

Após dar um soco no lateral Léo, do time paranaense, o atacante Tricolor foi julgado com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – artigo 254-A – pelos integrantes do novo grupo. Apesar de ter recebido o soco, o lateral do Atlético-PR também foi julgado, visto que o árbitro Célio Amorim relatou na súmula que ambos "se agrediram mutuamente".

A Comissão da Primeira Liga usa o CBJD como parâmetro, mas é independente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que é o responsável pelos julgamentos organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Ainda existe uma possibilidade para que Fluminense e Atlético-PR consigam diminuir a punição. Diferentemente do que ocorre no STJD, não há segunda instância na Primeira Liga. Os advogados dos clubes, porém, podem pedir que metade da pena seja convertida em cesta básica.

Caso isso ocorra, os jogadores teriam a oportunidade de disputar a final da competição. Por outro lado, se uma das equipes não chegar à decisão, o jogador em questão terá que cumprir a suspensão nas próximas edições do torneio.

A punição não tem qualquer ligação com as demais competições que o Fluminense disputa. Assim, Fred está confirmado na equipe que encara o Madureira, nesta quinta-feira, em Macaé, pelo Campeonato Carioca.