Topo

Gol anulado e amigdalite atrapalham, e Kardec vê Calleri ganhar espaço

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

11/02/2016 06h00

Bastaram duas partidas para que a torcida do São Paulo voltasse as atenções de 2016 para Jonathan Calleri, contratado por empréstimo para jogar a Copa Libertadores. Centroavante, o argentino vem aos poucos ganhando o lugar de Alan Kardec, tido até então como o substituto de Luis Fabiano e que agora vê seu início de ano ser prejudicado por um gol anulado e uma amigdalite.

Kardec teve o respaldo do técnico Edgardo Bauza e iniciou 2016 como titular. No primeiro jogo da fase inicial da Libertadores contra o Cesar Vallejo, no Peru, fez gol legal de cabeça anulado pela arbitragem. No segundo tempo da mesma partida, foi substituído por Calleri e viu do banco o argentino brilhar na estreia e marcar para o São Paulo. Na última quarta-feira, no Pacaembu, Kardec novamente seria titular, mas uma imprevista amigdalite o tirou da partida.

Calleri foi o escolhido para o lugar. Não fez gol, mas entrou com o ânimo de quem havia marcado duas vezes quatro dias antes, contra o Água Santa, pelo Paulistão. Antes do jogo decisivo, que terminou com gol de Rogério - outro atacante -, Calleri foi quem teve o nome mais intensamente gritado pela torcida presente no Pacaembu. Em campo, brigou por cada bola e novamente arrancou aplausos.

Edgardo Bauza já falou com clareza que vê pouca possibilidade de Calleri e Kardec jogarem juntos. Apesar do cenário favorável ao argentino nesse momento, Kardec deverá receber a chance da titularidade contra o Corinthians, no próximo domingo, em Itaquera, pelo Paulistão - o primeiro encontro entre as equipes após a histórica goleada por 6 a 1 aplicada pelo rival na 36ª rodada do Brasileirão de 2015.

"Vamos ver, para o jogo do Corinthians, quem não vai jogar. Seguramente o time que começou hoje não será. Teremos muitas mudanças, não sei quantos. Teremos tempo para recuperar e determinar entre sexta e sábado pensando quem vai começar a jogar, pensando também na partida de quarta-feira, da Libertadores", disse Bauza após a vitória sobre o Cesar Vallejo. Calleri jogou durante os 90 minutos por dois jogos seguidos, e agora deverá abrir espaço para Kardec, caso o titular se recupere da amigdalite, como esperado.