Topo

Com gol e confusão no fim, São Paulo é campeão da Libertadores sub-20

São Paulo venceu o Liverpool, do Uruguai, por 1 a 0 - Conmebol/Divulgação
São Paulo venceu o Liverpool, do Uruguai, por 1 a 0 Imagem: Conmebol/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/02/2016 23h09

A base do São Paulo conquistou mais um título importante neste domingo. No estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, os garotos tricolores venceram o Liverpool, do Uruguai, por 1 a 0, e conquistaram o título da Copa Libertadores sub-20 em jogo que teve gol e confusão nos minutos finais.

Essa foi a terceira edição da Libertadores sub-20, e a primeira vez que um time brasileiro vence a competição. Nas outras duas vezes em que a Conmebol organizou o torneio, em 2011 e 2012, os campeões foram Universitario, do Peru, e River Plate, da Argentina.

Lucas Fernandes foi quem tirou o zero do placar, aos 39 minutos do segundo tempo, com uma bela finalização de pé esquerdo após girar para cima da marcação. O São Paulo foi melhor durante praticamente o jogo todo, mas pecou nas finalizações e levou alguns sustos em contra-ataques do Liverpool.

Após o gol são-paulino, houve um princípio de confusão generalizada no meio do campo, com muitos jogadores trocando empurrões. O árbitro interveio e expulsou um jogador de cada lado: David Neres, pelo time brasileiro, e De Amores, pelos uruguaios.

O árbitro deu sete minutos de acréscimo após o incidente, e o Liverpool se lançou totalmente para o ataque. O São Paulo se segurou bem nos instantes finais e saiu de campo campeão, consagrando uma geração que no ano passado já venceu a Copa do Brasil sub-20 e a Copa RS, títulos nacionais da categoria.

O Liverpool teve mais um jogador expulso nos acréscimos e continuou querendo briga mesmo após o apito final. Os jogadores uruguaios foram para cima de seguranças do estádio enquanto o São Paulo comemorava o título em outra parte do gramado, mas logo a situação se apaziguou.