Topo

Clube português pagou 1 euro por zagueiro do Cruzeiro em 2014

Direitos federativos de Wallace custaram 1 euro ao Braga, que nem utilizou o jogador - Football Leaks/Reprodução
Direitos federativos de Wallace custaram 1 euro ao Braga, que nem utilizou o jogador Imagem: Football Leaks/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/02/2016 10h35

O site Football Leaks divulgou nesta quinta-feira o contrato de negociação entre Cruzeiro e Sporting Braga (Portugal) pela negociação do zagueiro Wallace, em 2014. Curiosamente, segundo o documento, o clube português pagou apenas 1 euro pelo atleta, que nem mesmo chegou a utilizar.

Na ocasião, o jogador teve seus direitos econômicos adquiridos pelas empresas Gestifute International Limited (90%) e Macar Consultoria Comercial, do empresário Mauro Carvalho (10%). Na época, a Gestifute (do empresário português Jorge Mendes) pagou 9,5 milhões de euros (cerca de R$ 28,5 milhões à época) pelos direitos econômicos do jogador – o Cruzeiro, dono de 60% da fatia, levou 5,7 milhões de euros (cerca de R$ 17,1 milhões).

Mas para ceder os direitos federativos ao Braga, a negociação envolveu valores bem diferentes. De acordo com a primeira cláusula do contrato divulgado nesta quinta-feira, “o Cruzeiro concorda em ceder e transferir ao Braga, bem como a assinar tantos instrumentos ou documentos quantos forem necessários para transferir ao Braga, em caráter definitivo, irrevogável e irretratável, os direitos federativos do atleta, mediante o pagamento da quantia de 1 euro”.

Também segundo o documento, foi o próprio Braga que se comprometeu a pagar as taxas cobradas por clubes formadores do atleta, o chamado Mecanismo de Solidariedade da Fifa. A equipe portuguesa assumiu também a responsabilidade de reunir a documentação necessária para a transferência do jogador para a Europa.

Revelado pelo Cruzeiro em 2013, Wallace fez apenas oito jogos pela equipe mineira. Apesar da negociação com o Braga, o jogador nem chegou a atuar pelo futebol português – uma semana após seu desembarque, o atleta foi emprestado ao Monaco, da França.