Topo

Brasil dá sorte e terá grupo com Equador, Haiti e Peru na Copa América

Sorteio da Copa América Centenário 2016 foi realizado em casa de shows de Nova York - Mladen ANTONOV
Sorteio da Copa América Centenário 2016 foi realizado em casa de shows de Nova York Imagem: Mladen ANTONOV

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/02/2016 22h52

A seleção brasileira conheceu neste domingo os adversários que terá pela frente na Copa América Centenário 2016. E o caminho não será dos mais difíceis na primeira fase. Em sorteio realizado em uma casa de espetáculos de Nova York (EUA), o Brasil foi confirmado no grupo B do torneio ao lado de Equador, Haiti e Peru.

O time do técnico Dunga estreia no dia 4 de junho, no estádio Rose Bowl (Pasadena, Los Angeles), palco da conquista do tetracampeonato mundial – 1994, contra o Equador. No dia 8, em Orlando, o desafio será contra o Haiti. Fechando a primeira fase, o Brasil pega o Peru, no dia 12, em Boston. 

Coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi classificou o sorteio como bom, mas fez questão de valorizar os primeiros adversários.

“Foi um bom sorteio. Nós é que vamos fazer a dificuldade ou facilidade do torneio dentro de campo. Equador vive um momento muito bom e deve ser respeitado, são os líderes das Eliminatórias. Não conhecemos muito o Haiti, mas já vamos mandar nossos observadores para nos prepararmos. E o último adversário [Peru] será jogo difícil. Temos que mostrar a força do futebol brasileiro dentro de campo”, disse, em tom diplomático.

O técnico Dunga seguiu o discurso do "chefe". “Tudo vai depender muito da primeira partida. Não dá para escolher adversário. O Equador vive um bom momento nas Eliminatórias, é uma equipe que cresceu muito. O Haiti é mais na força física, na velocidade. Mas jogando contra o Brasil tem uma motivação sempre. E o Peru tem uma equipe mais sólida com [Ricardo] Gareca. Tivemos dificuldade na última Copa América e não será fácil de novo”.

Se o Brasil contou com relativa "sorte" no evento, o mesmo não se pode dizer da Argentina. Os hermanos terão vida um pouco mais dura no grupo D ao lado de Chile - atual campeão -, Panamá e Bolívia.

Donos da casa, os Estados Unidos terão Colômbia, Costa Rica e Paraguai no grupo A. México, Uruguai, Jamaica e Venezuela se enfrentarão no grupo C.

A Copa América Centenário será disputada de 3 a 26 de junho deste ano. Logo no primeiro dia, os Estados Unidos encaram a Colômbia em Santa Clara, na Califórnia, na partida inaugural do torneio comemorativo.

Confira os grupos da Copa América Centenário:

Grupo A
Estados Unidos
Colômbia
Costa Rica
Paraguai

Grupo B
Brasil

Equador
Haiti
Peru

Grupo C
México
Uruguai
Jamaica
Venezuela

Grupo D
Argentina
Chile
Panamá
Bolívia