Topo

Rebaixado Vasco está entre os times que menos perderam nos últimos 5 meses

Nenê, Riascos e Eder Luis são um dos responsáveis pela fase do Vasco sem derrotas - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Nenê, Riascos e Eder Luis são um dos responsáveis pela fase do Vasco sem derrotas Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/03/2016 06h00

Com 41 pontos, o Vasco foi rebaixado na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro do ano passado. A mancha negativa na história do clube automaticamente remete aos mais desatentos uma sequência de resultados negativos da equipe, mas isto não é o que realmente acontece nos últimos cinco meses. Com apenas uma derrota do fim de setembro de 2015 até aqui, o Cruzmaltino é o time que menos perdeu neste período entre os que disputam as Séries A e B da competição nacional.

O único que se iguala nesta situação é o Brasil de Pelotas, clube que subiu da Série C para B. Os gaúchos, porém, disputaram menos partidas que os cariocas. De lá para cá, foram 12 jogos, com apenas 3 vitórias, 8 empates e 1 derrota. Já o Vasco acumula 19 partidas, com 9 vitórias, 9 empates e 1 derrota.

Outro que também se aproxima desta condição é o Corinthians. O campeão brasileiro da Série A de 2015 perdeu uma para o Sport, na penúltima rodada, e outra este ano, para o Atlético-MG, no Flórida Cup, torneio considerado de caráter amistoso.

Um dos grandes responsáveis por este retrospecto, o técnico Jorginho mantém a cautela em relação ao elenco, embora já possua uma invencibilidade de três meses e tenha o seu time como líder isolado do Grupo A do Campeonato Carioca e já classificado para a segunda fase.

“Esse primeiro turno serviu para isso, para fazer alguns testes e encontrar a melhor formação. Pelo menos duas ou três variáveis dentro do jogo. Já fizemos essa formação, encaixando os jogadores. Eu acho que agora as equipes já encontraram bem seu estilo. Aí a coisa vai pegar mesmo, agora que vai valer de verdade”, disse, já projetando a etapa seguinte da competição.

No fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco deu uma arrancada fulminante que quase permitiu a fuga do rebaixamento. A equipe, porém, acabou sendo penalizada pela péssima campanha realizada no primeiro turno.