Topo

Empresário diz que atual presidente não participou da contratação de Neymar

Bartomeu (foto) não teve atuação na contratação de Neymar, disse André Cury - REUTERS/Albert Gea
Bartomeu (foto) não teve atuação na contratação de Neymar, disse André Cury Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 13h15

O representante do Barcelona no Brasil, André Cury, afirmou em depoimento na Audiência Nacional da Espanha que o atual presidente do clube, Josep María Bartomeu, não participou da contratação de Neymar. Segundo o empresário, o negócio foi conduzido pelo antigo mandatário, Sandro Rosell.

De acordo com o jornal catalão Sport, Cury depôs por videoconferência, como testemunha no caso que investiga a contratação do atacante. Ele disse que Rosell era o responsável por dirigir a negociação e discutir todos os valores envolvidos, enquanto Bartomeu - à época, vice-presidente - ficava à margem de tudo.

Rosell renunciou ao cargo de presidente do Barça em janeiro de 2014, quando já estavam em curso as investigações sobre a contratação de Neymar, concluída em 2013.

O processo na Espanha nasceu de uma queixa-crime do grupo de investimentos DIS, que detinha parte dos direitos econômicos do atacante e se considerou lesado na negociação entre Santos e Barcelona. Tanto Rosell como Bartomeu são investigados no caso.

O próximo depoimento na Audiência Nacional está marcado para 15 de março, quando o juiz escutará como testemunha o ex-diretor esportivo do Barça, Andoni Zubizarreta.