Topo

Dunga diz que preferia ter Neymar na seleção sem problemas na Justiça

Dunga convoca 'chineses' para jogos da seleção nas Eliminatórias

UOL Esporte

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2016 11h36

O técnico Dunga comentou o momento turbulento que vive Neymar. O atacante responde a três processos no país, além do Tribunal espanhol. O treinador entende que os problemas extracampo interferem no desempenho de qualquer atleta. Em tom irônico, Dunga disse que preferia receber o Neymar “limpo” com a Justiça.

“Todos nós somos seres humanos, nós sentimos [problemas pessoais]. Apesar da pouca idade, ele tem grande experiência para lidar. Compreendo perfeitamente a Justiça, mas parece que cada vez que ele vem [para a seleção] estoura um problema. Sempre me dá mais um problema. Jamais vou querer interferir no serviço da Justiça, mas gostaria que todos viessem serenos”, disse.

O primeiro processo contra Neymar no Brasil foi protocolado em abril de 2014 (referente a dívidas de imposto de renda). Um mês depois, o atacante se apresentava para a disputa da Copa do Mundo, em Teresópolis. 

O segundo processo contra o atacante teve início em 23 de junho de 2015 (bloqueio de bens); Neymar tinha acabado de deixar a seleção brasileira na Copa América após suspensão imposta pela Conmebol. Em 17 de junho, a Justiça espanhola abriu investigação contra o atleta por fraude e corrupção. 

A terceira ação na Justiça brasileira teve entrada em janeiro de 2016 (que investiga possível fraude nos ganhos do jogador de 2006 a 2013, no Santos).

Dunga fez sua primeira convocação da seleção brasileira do ano. O treinador ignorou a ida de atletas para a China e os manteve na lista de 23 jogadores.

A seleção brasileira enfrentará o Uruguai no dia 25 de março, na Arena Pernambuco, e o Paraguai quatro dias depois em Assunção. A equipe de Dunga tem sete pontos em quatro jogos e está na terceira posição, cinco pontos atrás do líder Equador.

Veja os convocados:

Goleiros: Diego Alves (Valencia) Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Inter)

Zagueiros: David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng)

Laterais: Danilo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus)

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City)

Meias: Renato Augusto (Beijing Guoan), Douglas Costa (Bayern de Munique), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Kaka (Orlando)

Atacantes:  Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos), Neymar (Barcelona)