Topo

Flu arrisca e manda reservas para missão de se classificar na Primeira Liga

Gerson é a principal aposta do Fluminense, que utilizará o time reserva na Primeira Liga - Nelson Perez/Fluminense FC
Gerson é a principal aposta do Fluminense, que utilizará o time reserva na Primeira Liga Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/03/2016 06h00

A última rodada da Liga Sul-Minas-Rio promete fortes emoções quanto à definição dos times classificados para a próxima fase. O Fluminense, no entanto, mostra não estar tão preocupado quanto ao futuro na competição, já que mandará um time reserva para campo nesta quinta-feira, às 21h30, quando medirá forças com o Criciúma, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora.

Para se classificar sem depender de outros resultados, o Fluminense precisa de uma vitória simples sobre o Criciúma. Em caso de empate, o Tricolor vai a quatro pontos e dá adeus à competição - o Grêmio é vice-líder do Grupo B, com cinco pontos em três jogos.

Até mesmo o Criciúma pode se classificar. Para isso se concretizar, os catarinenses teriam que vencer o Fluminense e torcer para um empate ou vitória do Atlético-PR sobre o Cruzeiro. A única certeza é a classificação garantida do rubro-negro paranaense, que teve dois triunfos diante de Fluminense e Criciúma nas primeiras rodadas.

Para a partida desta quinta-feira, o técnico Levir Culpi utilizará apenas três titulares: Diego Cavalieri, Henrique e Pierre. Os titulares poupados sequer viajarão para Juiz de Fora, local do próximo jogo. Ficarão no Rio de Janeiro e farão preparação especial para o clássico de domingo contra o Botafogo pela 1ª rodada da Taça Guanabara, a segunda fase do Campeonato Carioca. Casos de Marlon, Wellington Silva, Giovanni, Edson, Cícero, Gustavo Scarpa e Diego Souza. Magno Alves e Marcos Junior estão lesionados, assim como Fred.

Isso dará rodagem a alguns jogadores que tiveram pouca ou nenhuma chance de atuar em 2016. Casos de Jonathan, Léo Pelé, Eduardo, Gerson e Pedro, que será o único atacante relacionado para o duelo. Isso já faz parte da nova filosofia implementada por Levir Culpi, que definirá a escalação do time a partir do condicionamento físico dos atletas.

"Vamos brigar nas duas competições, não tem essa de priorizar. Querendo ou não, temos que pensar no Criciúma. Sabemos que temos um clássico depois, mas temos que estar concentrados no Criciúma, que já é amanhã [quinta]. Independente dos jogadores que estejam em campo. Não importa se é uma equipe alternativa", disse Renato Chaves, que será titular na quinta.

FLUMINENSE X CRICIÚMA

Data e hora: 10/03/2016, quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Auxiliares: Magno Arantes Lira e Marconi Helberth Vieira.

Fluminense
Diego Cavalieri, Jonathan, Henrique, Renato Chaves e Léo Pelé; Pierre, Douglas, Felipe Amorim, Gerson e Eduardo; Pedro. Técnico: Levir Culpi

Criciúma
Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto, Ricardinho, Elvis e Douglas Moreira; Roger Guedes e Bruno Lopes. Técnico: Roberto Cavalo