Topo

Corinthians contrata sete promessas do Santos em pouco mais de um ano

José Cleberton, que recentemente deixou o Santos, é um dos nomes a caminho do Corinthians - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
José Cleberton, que recentemente deixou o Santos, é um dos nomes a caminho do Corinthians Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

12/03/2016 06h00

Nos últimos 12 meses, foram três. Nos últimos dias, mais quatro.

Ao todo, sete jogadores das divisões de base trocaram o Santos pelo Corinthians entre dezembro de 2014 e março de 2016. Em todos os casos, a direção santista liberou os jovens sem custos para atuar no principal rival.

Praticamente todas as aquisições dos atletas, que têm diferentes empresários, foi feita pelo Corinthians para a equipe juvenil.

DUPLA PARA O SUB-17 EM 2015

Com passagens por seleções de base, o lateral Hurick assinou contrato de dois anos em dezembro de 2014. Em setembro de 2015, ele foi seguido pelo meio-campista Jairo, que já foi considerado uma das principais promessas da base santista e também já defendeu o Brasil. Ambos os jogadores são nascidos em 1998 e integravam a equipe juvenil até pouco tempo atrás.

QUARTETO PARA O SUB-17 EM 2016

Nos últimos dias, os juvenis corintianos acertaram com mais quatro atletas nascidos em 1999 e que deixaram o Santos recentemente. Trata-se do goleiro Diego Andrade, do zagueiro Michel Bennech, do volante José Cleberton e do atacante Vinícius Venerada. No caso de Cleberton, mais conhecido como Garagau, uma particularidade: o jogador foi registrado pelo Mirassol e imediatamente repassado ao Corinthians.

Entre os nomes adquiridos para 2016, nenhum obteve grande destaque em 2015.

Diego era a terceira opção do gol santista no ano passado e Michel, destaque no Sub-15, acabou dispensado. José Cleberton é versátil, e joga no meio-campo e na lateral esquerda. A principal aposta é o atacante Vinícius: pelos infantis, ele marcou 15 gols no Paulistão da categoria em 2014. Mas, em seu primeiro ano de juvenis, não anotou nenhum gol no Estadual 2015.

Todas as contratações foram confirmadas pelo clube.

CLAUDINHO, A EXCEÇÃO, RENDE CRÍTICAS AO SANTOS

Claudinho foi vice-campeão da Copa SP 2016 pelo Corinthians - Mauro Horita/AGIF - Mauro Horita/AGIF
Claudinho foi vice-campeão da Copa SP 2016 pelo Corinthians
Imagem: Mauro Horita/AGIF

A exceção é o atacante Claudinho, que chegou ao Parque São Jorge para atuar entre os juniores e já integra os profissionais. Apesar de estar inscrito no Paulistão, ele ainda não ganhou chances de Tite.

Campeão e vice-artilheiro do Campeonato Paulista sub-17 pelo Santos, em 2014, Claudinho só não fez mais gols que o palmeirense Gabriel Jesus na competição. Ainda assim, foi liberado sem custos pela direção santista para o Corinthians. A atitude, até hoje, rende muitas críticas ao comando santista.

POR POUCO NÃO HOUVE MAIS UM

Um dos destaques da base do Santos em 2015, o atacante Alexandre Tam esteve próximo de assinar com o Corinthians no mês passado. Neste caso, conforme mostrou o UOL Esporte, o comando santista não aceitou liberar o jogador, que acabou por permanecer na Vila Belmiro com um novo contrato.