Topo

Em 2015, São Paulo foi freguês do Palmeiras. O que mudou desde então

Do UOL, em São Paulo

12/03/2016 06h00

Neste domingo, São Paulo e Palmeiras se enfrentam pela primeira vez em 2016, pelo Campeonato Paulista. Infelizmente para o clube tricolor, o histórico recente é inteiro a favor do rival: o ano passado foi de freguesia, com duas vitórias para o alviverde e um empate - oito gols palmeirenses contra apenas um são paulino.

Pelo Paulista, um confronto, com vitória do Palmeiras por 3 a 0; no primeiro turno do Brasileiro, goleada, dessa vez 4 a 0 para o alviverde; no segundo, empate em 1 a 1. Felizmente para o São Paulo, é uma nova temporada, e bastante coisa mudou.

Novos técnicos e filosofias

O clássico de 2015 teve dois duelos: Muricy Ramalho x Oswaldo de Oliveira, no Paulista, e Juan Carlos Osorio x Marcelo Oliveira. O de domingo será entre Edgardo Bauza e Alberto Valentim, e deve trazer dois times taticamente bem diferentes dos do ano passado.

O São Paulo ainda sofre com a transição: depois de passar a maior parte do ano passado se adaptando ao estilo ofensivo de Osorio. Com Bauza, a prioridade é a solidez defensiva, e o futebol do time mudou bastante nesse sentido.

O Palmeiras acaba de demitir Marcelo Oliveira, e será comandado pelo interino Alberto Valentim. Ele promete manter a base, mas com estilo diferente. "Temos perfis diferentes, ainda mais quando você faz parte de uma comissão técnica, tem discordâncias o que faz bem. Cada um tem seu modo de pensar, algumas coisas que você gosta mais, outras menos. Impossível ser muito parecido".

Reforços e mudanças

Além dos comandantes, os times sofreram mudanças e trouxeram novos reforços. O São Paulo perdeu Rogério Ceni, Pato, Luís Fabiano, e hoje conta com caras novas como Calleri, o zagueiro Maicon, o lateral Mena e o ídolo Diego Lugano.

No Palmeiras, o time base é mais parecido com o do ano passado, mas também tem suas mudanças. Roger Carvalho tem sido presença constante na defesa, assim como o volante Jean no meio. Na frente, Erik tem tido oportunidades.

Prioridades

Nos três confrontos do ano passado, os clubes priorizaram o clássico e escalaram os times titulares. Neste domingo, a história pode ser diferente - tanto Palmeiras como São Paulo estão na Libertadores, jogam no meio de semana e tiveram começos problemáticos na competição continental.

O alviverde irá avaliar a condição física do elenco neste sábado, e só colocará em campo os jogadores que estiverem nas melhores condições. Do lado são-paulino, Bauza já avisou depois do empate diante do River, na quinta, que deve preservar alguns titulares.