Topo

Escola de samba cria time de futebol para disputar liga paulista

Vai-Vai foi campeã de torneio entre escolas de samba de São Paulo em 2015 - Divulgação
Vai-Vai foi campeã de torneio entre escolas de samba de São Paulo em 2015 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 13h06

A Liga de Futebol Paulista, criada em novembro, segue forte no plano de criar uma nova competição para os clubes menores do estado.

Com o projeto ainda em andamento, a Liga anunciou nesta terça-feira (15) que a Vai-Vai, tradicional escola de samba que desfila no carnaval de São Paulo, também irá participar do torneio com uma equipe própria.

Em 2015, a Vai-Vai já foi campeã do Festival de Futebol, torneio esportivo disputado entre times das escolas de samba de São Paulo, em comemoração ao 29º aniversário da Liga de Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP). Na decisão da competição, a escola da Bela Vista venceu o time da Unidos da Vila Maria por 3 a 1.

"A Vai-Vai soube da proposta da Liga e nos procurou para filiação, pois a história da escola começou no futebol", explicou Luciano Duarte, vice-presidente da Liga de Futebol Paulista, ao UOL Esporte.

A escola foi fundada no bairro paulistano do Bixiga na década de 20, ainda como um time de futebol chamado Cai-Cai. Na época, um grupo de amigos ligado à equipe passou a animar festas na região, mas acabou sendo expulso; posteriormente, o grupo formou um bloco carnavalesco, que virou um cordão e, em 1930, uma escola de samba.

A ideia da Liga – que vem sendo articulada há pelo menos dois anos – é reunir equipes que estão afastadas das competições profissionais, embora não se descarte a participação de times que disputaram em 2015 a última das quatro divisões do Campeonato Paulista.

O plano traçado é que a competição seja disputada entre 13 de maio e 3 de dezembro, paralelamente à última divisão paulista. Até aqui, a competição conta com 34 equipes inscritas: Vai-Vai (São Paulo), American Vila Soccer (Diadema), Ouroeste (Guarani d’Oeste), Jaboticabal Atlético (Jaboticabal), União Suzano AC (Suzano), Ranchariense (Rancharia), Head Soccer (Valinhos), Atlético Marília (Marília), Real Sociedade (Poloni), ADA-Araraquara (Boa Esperança do Sul), Jalesense (Jales), Nevense (Neves Paulista), Talentos 10 (Bauru), Aliança (Carapicuíba), Caieiras (Caieiras), Academia Futebol Futuro (São José do Rio Preto), Cafelandense (Cafelândia), Corinthians (Pres. Prudente), Peruíbe FC (Peruíbe), Paulistinha (Matão), Águas de Lindoia EC (Águas de Lindoia), Leões do Recanto (Jumirim), Grêmio Ourinhos (Ourinhos), Lins FC (Lins), Guariba (Guariba), Concórdia Poaense (Poá), Sorea (Auriflama), Bebedouro (Bebedouro), Arujá (Arujá), Vila Nova (Vera Cruz), Jaguariúna (Jaguariúna), Andreense (Santo André), Grêmio São Carlense (São Carlos) e Raça SC (Campinas).

Na disputa, com 26 rodadas na primeira fase, os times adultos serão divididos em dois grupos. A última rodada acontece em 10 de setembro.