Topo

Mascherano vira piada por não fazer gol e recusa "esmola" de bater pênalti

Do UOL, em Barcelona

15/03/2016 06h00

Uma obsessão tomou conta do Barcelona: o gol de Mascherano. O argentino encara a maior seca da história do clube, após 268 jogos disputados em seis anos, e virou piada na Espanha. No elenco, com a torcida e até mesmo em programa de humor na televisão, o tema é atração.

É o que acontece no programa Crackòvia, veiculado pela TV 3 da Catalunha. Com padrão similar ao extinto “Casseta e Planeta”, os humoristas criaram um quadro “Gol de Mascherano” e brincam semanalmente com o fato. 
 
“Já somamos 37 jogos de invencibilidade, agora vamos trabalhar em busca de algo mais difícil: o gol de Mascherano”,  brincou na apresentação do quadro o personagem que faz imitação do treinador do Barça, Luis Enrique.
 
No mais recente episódio (ver vídeo), Mascherano pede para treinar pênaltis dizendo ser a maneira mais fácil de chegar ao gol. A frase também é uma piada generalizada por conta dos vários erros do Barça em pênaltis na temporada, e provoca reação no imitador de Suárez: “Se começarmos com piadas sobre pênaltis vou embora”. Por fim, tentativa de cobranças são feitas, e isso com o personagem do zagueiro francês Mathieu como goleiro. Só que o gol só acontece quando Mascherano resolve discursar com a bola, utilizando frases passionais, como característica marcante dos argentinos.   
 
Internamente, Mascherano também virou piada no elenco após superar o recorde de jogos sem gol do ex-jogador holandês, Michael Reiziger. O lateral direito de origem ficou de 97 à 2004 no Barça e se despediu do clube sem nenhum gol feito.
 
“Mascherano, o Reiziger ficou no passado. Agora você é um lenda”, postou o zagueiro Piqué em sua conta no Twitter recentemente. 
 
“Piqué. Vocês são grandes para tirar sorriso do meu rosto. Espero não alargar essa marca”, respondeu Mascherano.
 
As brincadeiras chegaram aos torcedores através de um fã clube de Mascherano no Barcelona. Uma petição para que Messi o deixasse bater um pênalti foi feito em um site. Como resultado, em menos de 24h, 2.500 assinaturas foram contabilizadas.
 
O pênalti negado 
 
Para sanar o problema, o elenco do Barcelona chegou até a oferecer uma cobrança de pênalti a Mascherano. Isso aconteceu na vitória por 5 a 1 contra o Rayo Vallecano há duas semanas. O argentino não aceitou e o uruguaio Luis Suarez foi o responsável por bater – e desperdiçar – o pênalti.  
 
“Eu não tenho a obsessão. Um gol não muda minha vida. Cobrar um pênalti? De maneira alguma” 
 
Na carreira, Mascherano tem apenas oito gols marcados. O curioso é que cinco deles são pela seleção da argentina. Dois foram marcados atuando pelo Liverpool e o outro pelo River Plate, seu clube de origem.