Topo

Bayern gera polêmica com comunidade judaica em imagem de jogo com Juventus

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 10h51

O Bayern de Munique provocou polêmica ao divulgar nesta quarta-feira um pôster promocional do confronto contra a Juventus, na Alemanha, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Na imagem, o clube exibe uma estrada de ferro a caminho da Allianz Arena, palco do jogo. O trajeto é interrompido por uma placa vandalizada com a mensagem ‘Fino alla fine’ (em tradução livre do italiano: ‘A caminho da final’), lema utilizado pela Juventus na campanha para a decisão da Liga dos Campeões da temporada 2014/2015. Na composição, o goleiro Manuel Neuer aparece como o líder para interromper o trajeto dos italianos.

O problema é que a associação entre alemães e estradas de ferro foi muito mal recebida na Europa – os trens eram os principais veículos utilizados pela Alemanha nazista no acesso a campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Na Itália, a foto causou mal-estar.

Divulgação de Bayern x Juventus - Divulgação - Divulgação
Estrada de ferro em direção a estádio foi associada a trens que levavam a campos de concentração na Segunda Guerra
Imagem: Divulgação
“É um grande erro que um clube como o Bayern deveria evitar”, disse Ruben Della Rocca, vice-presidente da entidade que representa a comunidade judaica em Roma, em entrevista ao jornal Corriere dello Sport.

“Um erro como este é inaceitável para um clube como o Bayern, que presta atenção à comunicação. Não quero pensar que isso foi feito de má-fé – isso seria sério (…). Sou torcedor da Roma, mas quero ver a Juventus vencer hoje, especialmente diante deste grande erro do Bayern”, completou.

Nas redes sociais, o Bayern evitou mencionar diretamente as acusações referentes à imagem. Mesmo assim, assumiu o erro e pediu desculpas.

“Infelizmente, nosso pôster do jogo foi interpretado como a representar eventos históricos, o que jamais pretendemos. Se magoamos os sentimentos de torcedores da Juventus em particular ou de qualquer outra torcida, pedimos sinceras desculpas. Nossa intenção com a imagem foi destacar o aspecto esportivo do jogo desta noite pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no qual um dos times terá que deixar a competição”, comunicou o clube.