Topo

CBF lança novos uniformes da seleção brasileira e descarta calção amarelo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 12h00

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens do uniforme 2016 da seleção brasileira. Na divulgação, o Brasil manteve o uniforme titular com camisas amarelas e calções azuis, afastando os rumores a respeito de um fardamento com camisas e calções amarelos.

Douglas Santos, Gabigol e Thiago Maia vestiram novo uniforme da seleção - CBF/Oficial - CBF/Oficial
Douglas Santos, Gabigol e Thiago Maia vestiram novo uniforme da seleção
Imagem: CBF/Oficial

O lançamento foi transmitido pela CBF nas redes sociais. As camisas seriam apresentadas em evento público no Rio de Janeiro, mas que foi cancelado diante do temor da Nike a respeito de manifestações populares de cunho político no local.

No uniforme reserva, o Brasil atuará de camisas azul, calções brancos e meiões em tom mais claro de azul. Atletas da seleção olímpica, o atacante Gabriel Barbosa, do Santos, o lateral Douglas Santos, do Atlético-MG, e Thiago Maia, do Santos, vestiram a peça.

Os novos uniformes serão utilizados nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e na Copa América, nos Estados Unidos. A estreia do fardamento acontece na próxima sexta-feira (25), em jogo contra o Uruguai, no Recife, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Os uniformes

No uniforme amarelo, a palavra “Brasil” reaparece sob o escudo e também está bordada na parte de atrás do pescoço. As palavras “Amor” e “Orgulho” estão escritas na parte interna das mangas, enquanto na parte interna do escudo, aparece a inscrição: “Nascido para Jogar Futebol”.

Nas laterais, uma listra verde percorre o uniforme de alto a baixo, desde a camisa até o short azul. A listra se expande quando o jogador está em movimento, aumentando a ventilação.

As meias brancas acentuam a velocidade e destacam à região mais dinâmica do corpo dos jogadores: as pernas.

Fornecedora dos materiais esportivos da seleção, a Nike informa que os uniformes estão 10% mais leves e 50% mais flexíveis do que os últimos lançamentos. As peças utilizam um novo fio texturizado, de alta performance, que afasta o suor da pele 20% mais rápido em relação aos uniformes anteriores desenvolvidos pela empresa. Além disso, o tecido seca 25% mais rápido.

Tanto a camisa quanto o short foram construídos usando um novo processo de costura que integra tramas simples e duplas, aumentando a ventilação, flexibilidade e aprimorando o caimento e ajuste das peças.