Topo

No Cruzeiro, Deivid revela admiração por Luxa: "minha referência"

Deivid e Vanderlei Luxemburgo trabalharam juntos no Cruzeiro - Marcelo Regua / Light Press
Deivid e Vanderlei Luxemburgo trabalharam juntos no Cruzeiro Imagem: Marcelo Regua / Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2016 06h00

Luis Aragonés é a grande inspiração de Deivid como treinador. Entretanto, o espanhol, falecido em 2014, não é a única. O técnico do Cruzeiro também tem Vanderlei Luxemburgo, vencedor da Tríplice Coroa pelo clube, em 2003, como referência.

O motivo para a admiração ao comandante do Tianjin Songjiang, da China, é simples. O ex-centroavante participou de sua comissão técnica na passagem pelo Flamengo, entre 2014 e 2015, e durante os três meses em que ele esteve na Toca da Raposa II, também no ano passado.

O carinho por Luxa é tão grande que a influência do treinador em seu trabalho supera a de outros renomados técnicos brasileiros que deram oportunidades similares a Deivid, como Mano Menezes e Abel Braga, no período em que trabalhou no Internacional.

"Minha referência, até porque foi com quem trabalhei mais tempo, é o Vanderlei. Mas eu aprendi muito com o Mano, aprendi com o (Alexandre) Gallo, com o Geninho, com o (Carlos) Amadeu, na seleção. Eu tive bastantes experiências e tento colocar isso tudo dentro do meu trabalho", revelou o técnico do Cruzeiro ao UOL Esporte.

Após encerrar a carreira como atacante, Deivid fez estágios para realizar o sonho de se tornar técnico. Ele trabalhou com Alexandre Gallo na seleção brasileira de base, Carlos Amadeu no Vitória, e até Abel Braga no Internacional. Todos os trabalhos ocorreram em 2014, logo após anunciar a aposentadoria.

"Fiz estágio com o Geninho, fiz estágio com o Amadeu. Fiz estágio com o Gallo, com o Abel no Internacional. Tive seis escolas diferentes na Europa. Venho me preparando desde 2007, quando decidi me tornar treinador. Acabei a carreira cedo. Então tive bagagem para conhecer vários treinadores", declarou.