Topo

Balança todo dia e peso público: como Simeone impede que atletas engordem

Simeone é rigoroso também no controle do peso de seus jogadores - REUTERS/Paul Hanna
Simeone é rigoroso também no controle do peso de seus jogadores Imagem: REUTERS/Paul Hanna

Do UOL, em São Paulo

20/03/2016 06h00

Diego Simeone é bravo. É o que falam muitos jogadores que já foram comandados pelo técnico do Atlético de Madri. E o rigor dele também se aplica ao peso de seus atletas. Engordar? Nem pensar. O argentino faz de tudo para que o elenco se mantenha na melhor forma, como submeter os jogadores à balança todo dia e expor diante do grupo quem não se cuidou.

“Temos que pesar todos os dias. Se você sobe de peso, tem que falar isso diante de todo o grupo. Se ganha um quilo, tem que revelar para todos”, revelou Koke, meio-campista do Atlético, em entrevista ao programa “El Hormiguero”, da Antena 3.

“Simeone não gosta de jogadores gordos”, acrescentou o atacante Griezmann. Ambos já se acostumaram às regras do treinador argentino e até elogiam tal procedimento. Ao menos publicamente.

“Um quilo a mais faz bastante diferença. É como se estivesse carregando uma mochila nas costas”, disse Koke.

E carregar essa “mochila” prejudicaria bastante o meio-campista. Na última terça-feira, no duelo diante do PSV pela Liga dos Campeões, Koke foi o jogador do Atlético de Madri que mais correu: 17,1 km. Quase uma meia-maratona. Griezmann correu 15 km.

O fato é que, com essas regras de Simeone, o Atlético conseguiu desbancar os poderosos Barcelona e Real Madrid para conquistar o título do Espanhol em 2014. Pela terceira temporada seguida, o time está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Simeone ainda ganhou Copa do Rei, Supercopa da Uefa, Liga Europa e Supercopa da Espanha. Sempre botando todo mundo na balança.