Topo

Uma vitória nos últimos cinco jogos. Inter decai e gera pressão

Inter de Argel Fucks perdeu apenas um jogo no ano, mas não agrada - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Inter de Argel Fucks perdeu apenas um jogo no ano, mas não agrada Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/03/2016 06h00

O Internacional disputou cinco jogos nos últimos 30 dias e venceu apenas um. Os números geram uma insatisfação interna com o futebol produzido. Argel Fucks, no comando do time desde agosto, segue mantido no cargo, mas agora com críticos ao seu trabalho dentro do clube. E com os números do seu lado.

O grupo de jogadores cheio de jovens, carente de reforços, e mais a presença na semifinal da Primeira Liga são usados para atenuar as cobranças. Hoje, o Inter garante que não há nenhuma chance de Argel ser demitido.

As principais críticas ao trabalho do treinador estão ligadas ao modelo de jogo, baseado em abordagem pelos lados do campo e com pouca variação. A dificuldade em encarar equipes fechadas é outro ponto levantado.

Desde 20 de fevereiro, o Inter só conseguiu vencer o Juventude (1 a 0) no Alfredo Jaconi. O time ainda perdeu para o Veranópolis, à época lanterna do estadual, em pleno Beira-Rio e empatou com Grêmio, São Paulo-RS e Lajeadense. A invencibilidade como visitante é citada para contrapor.

Após o empate sem gols em Lajeado, Argel citou argumentos recorrentes no ano: saída de jogadores experientes, como Dida, Juan, Rafael Moura e D’Alessandro, e a carência ofensiva – a diretoria ainda não conseguiu fechar a contratação de um atacante para ser titular absoluto.

Para a ala que apoia Argel Fucks, a alteração no elenco principal era necessária e precisa ser elogiada. Dos 36 atletas do elenco principal, 25 vieram das categorias de base e geraram uma diminuição expressiva na folha salarial. Para os críticos, mesmo com plantel limitado, a campanha no Gauchão tinha como ser superior.

Em números, o Gauchão 2016 é o pior do Internacional em quase uma década. Somente em 2007, quando foi eliminado na fase de classificação com 52% de aproveitamento, teve desempenho pior do que o atual. Neste estadual, o time obteve 57% dos pontos que disputou.

Na quarta-feira, o Internacional volta a campo. O Colorado enfrenta o Fluminense, em Brasília, pela semifinal da Copa da Primeira Liga.