Topo

Dunga ensaia time titular com Renato Augusto e Fernandinho

Danilo Lavieri

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

22/03/2016 16h31

Dunga deu pistas de qual será o time titular para a seleção enfrentar o Uruguai na próxima sexta-feira (26), pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Depois de uma hora e meia de trabalhos, o comandante escalou um time com a seguinte formação: Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho e Renato Augusto; Douglas Costa, Willian e Neymar. 

Sendo assim, Fernandinho seria o herdeiro da vaga de Elias, que era titular e não foi convocado por estar machucado, e Renato Augusto seria o responsável pela criação no meio-campo, munindo o trio ofensivo. Douglas Costa, aliás, fez campanha para que isso não fosse modificado.

Eles fizeram um trabalho de posicionamento e de saída de bola contra uma equipe que não tinha volantes, com esses atletas: Danilo, Gil, Marquinhos e Alex Sandro; Lucas Lima, Philippe Coutinho, Oscar; Hulk, Jonas e Ricardo Oliveira. 

O treino desta terça-feira (22) foi o primeiro que o comandante pôde contar com todos os convocados. Para iniciar os trabalhos, ele dividiu os atletas de linha em duas equipes, sem considerar titulares e reservas. A ideia foi que, em um espaço de campo reduzido, eles pudessem trocar o maior número de passes entre as equipes sem que o adversário interceptasse. Não havia gol, tampouco goleiro.

Logo depois, o treinador dividiu os 23 em três times e fez com que eles trocassem passes rápidos em um campo que ia da linha de grande área até a outra. 

Todos os trabalhos foram observados de perto por pouco menos de 100 pessoas nas arquibancadas da Granja Comary, que, estranhamente, acompanharam a tudo sem fazer nenhum barulho. Nos últimos treinos das Eliminatórias, em Fortaleza, São Paulo e Salvador, o comandante também havia permitido a presença de torcedores. 

Depois de treinar com 12 jogadores na segunda, Dunga treinou com os 23 nesta terça e poderá treinar novamente com todos os atletas na quarta-feira. Na quinta, a equipe faz um treino na Arena Pernambuco, provavelmente, sem a presença da imprensa.